• Dengue

A força-tarefa formada por equipes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros conseguiu combater o incêndio que por 36 horas destruiu parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior Unidade de Conservação Estadual de proteção integral. O governador Carlos Moisés da Silva, acompanhado de representantes dos órgãos envolvidos na operação como o IMA, realizou coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 12 de setembro, para apresentar dados do combate ao incêndio.

O fogo que começou por volta das 10 horas de terça-feira, 10 de setembro, continuou devastando o Parque durante a noite e foi controlado às 6h da manhã de quarta-feira, 11 de setembro. Mas devido ao forte vento, as chamas retornaram de forma intensa, alastrando-se na região sul da Unidade.  À tarde, equipes por terra e pelo céu com os helicópteros Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e Águia, da Polícia Militar, combateram os diversos focos espalhados pelo Parque.

À noite, a segunda consecutiva, as equipes continuaram o trabalho e conseguiram controlar o incêndio que devastou cerca de 800 hectares do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, em sobrevoo o Arcanjo verificou que o fogo estava controlado.

Além da área afetada, os estragos são muito maiores, pelos danos imensuráveis causados à fauna e à flora da região. Répteis, anfíbios e insetos são os primeiros a sucumbir em situações de incêndio. Mamíferos também sofrem e muitos não conseguem fugir a tempo. Nesta época do ano nem mesmo as aves escapam, pois como é período de ninhos, as aves não abandonam os filhotes e também acabam morrendo.

Durante a operação, o Corpo de Bombeiros utilizou 57 mil litros de água pela ação do Arcanjo e mais 142 mil litros de água nas viaturas em terra, além de cerca de 50 mil litros despejados sobre os focos pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar.

Apesar do fogo controlado, equipes do IMA, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental continuarão monitorando a área para interromper qualquer novo foco e impedir que a destruição seja maior.

A suspeita é de incêndio causado por ação humana. O IMA vai registrar boletim de ocorrência e a Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. Por meio da análise de imagens de satélite, relatos de testemunhas e dados já coletados, o Instituto busca apurar o ocorrido e identificar os responsáveis.

 

Plano de Ação Emergencial

Assim que registrada a ocorrência de incêndio em qualquer das 10 Unidades de Conservação Estaduais, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina aciona o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental para o combate ao fogo. Quando o fato é de grandes proporções, como o dos últimos dias no Parque da Serra do Tabuleiro, a operação ganha reforço dos helicópteros Arcanjo e Águia. Servidores do IMA também apoiam todas as forças-tarefas no combate às chamas.

Além disso, o IMA vai realizar ações de prevenção como:

- Direcionar a educação ambiental nas comunidades do entorno do parque para o tema incêndios florestais;

- Mobilização de novas parcerias;

- Formação de novas brigadas de prevenção e combate a incêndios;

- Integração com o município para resolver a coleta de resíduos sólidos e entulhos  (ecopontos);

- Integração com a Companhia Águas de Palhoça para instalação de hidrantes na região;

- Criação de um Grupo de Trabalho envolvendo IMA, CCB, PMA, BAPM e Defesa Civil para estabelecimento de um plano integrado;

- Disponibilização de espaço ao CCB;

- Monitoramento ambiental;

- Incentivo à segurança pública para implantação de câmeras ao longo das vias para vídeo-monitoramento.

Ações de Recuperação

As ações para a recuperação da área afetada são, principalmente, criação do Plano de controle e erradicação de espécies exóticas (Pinus sp e a Regeneração natural com possibilidade de implementação de metodologias para restauração ecológica.

Histórico de Incêndios no Parque da Serra do Tabuleiro

Todos os anos são registrados focos de incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro. Os maiores foram registrados em 2004 quando o fogo consumiu, inclusive, a área onde está localizado o Centro de Visitantes da Unidade que atualmente está com a vegetação parcialmente recuperada, e em 2012 quando 920 hectares de mata foram devastados pelo incêndio. O deste ano, em que 800 hectares foram queimados, já está relacionado entre os piores da história do Parque.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

Localizado em um uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no estado estão representadas no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.

Essencial para a proteção desses ecossistemas e toda sua biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro também é de extrema importância por outros motivos como fornecer o abastecimento de água. Protegidas pela exuberante vegetação da unidade estão as nascentes de rios como o da Vargem do Braço, Cubatão e D’uma que formam mananciais que abastecem grande parte dos domicílios da Grande Florianópolis e do litoral sul do Estado.

Além disso, o Parque atua ainda, devido a suas características de solo, relevo e vegetação, como um importante regulador climático para essas regiões.

O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambu. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas, onde o público pode ter contato com espécies nativas. O Parque possui anda dois centros temáticos na sede dos municípios de Imarui e de São Bonifácio.

Mas, além da infraestrutura física, o principal atrativo são as riquezas naturais. A imensidão de espécies e vegetação praticamente intocáveis torna a Serra do Tabuleiro um dos principais tesouros catarinenses.