• Dengue

Na última segunda-feira, 30 de setembro, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participou do 1º Congresso Mundial da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations) realizado na América Latina. O evento acontece em Curitiba entre os dias 29 de setembro e 05 de outubro reunindo instituições, pesquisadores e outros profissionais do mundo todo para discutir a questão ambiental e florestal no planeta.

O IMA esteve presente no evento a convite do Serviço Florestal Brasileiro para discutir a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA) em Santa Catarina.

Nesta ocasião, a gerente de Licenciamento Ambiental e Rural do IMA, Gabriela Brasil dos Anjos, e o gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva, reuniram-se com o diretor geral do Sistema Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, para ajustar e definir os procedimentos relacionados aos sistemas de Santa Catarina.

A discussão é importante porque possibilita o alinhamento das diretrizes e especificidades da questão ambiental catarinense com as demandas do órgão federal. Santa Catarina será o estado piloto na implantação de nova metodologia para a análise do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental, cumprindo o que preza a legislação e dinamizando a regularização ambiental da propriedade rural.

CAR

CAR é o cadastro ambiental rural, todas as propriedades rurais precisam cadastrar as Apps, reserva legal, remanescentes florestais, áreas consolidadas existentes em suas propriedades. As áreas a serem recuperadas também serão cadastradas e os proprietários terão um tempo para fazer a recuperação, em contrapartida, as propriedades que estão cadastradas e que aderiram ao programa de regularização ambiental (PRA), terão acesso a créditos bancários rurais e diminuição de multas.