O Grupo de Trabalho do Turismo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está reunido em Florianópolis, iniciou o cronograma desta sexta-feira, 18 de outubro, com uma reunião conjunta com o segmento do Meio Ambiente. A conscientização da preservação aliada com a promoção de destinos turísticos que envolvem diretamente o meio ambiente foi um dos principais pontos da discussão.

Entre as formas de realizar a atividade conjunta entre os segmentos, o Grupo de Trabalho irá construir um modelo, comum a todos os sete estados integrantes do Cosud, de estudos para o desenvolvimento de atividades de turismo planejadas e sustentáveis em unidades de conservação.

- √Č muito importante esse momento de reuni√£o entre todos os dirigentes de √≥rg√£os que comp√Ķem o Ambiente e o Turismo. N√£o existe preserva√ß√£o ambiental sem as pessoas conhecerem aquilo que est√£o trabalhando. E temos um produto maravilhoso, se colocarmos dessa forma, o Turismo √© o carro-chefe. √Č assim que as pessoas conhecem o ambiente e trabalham para a prote√ß√£o desse ambiente. √Č importante termos modelos comuns e de participa√ß√£o por estados na prote√ß√£o e condu√ß√£o dessa atividade - disse Valdez Rodrigues Ven√Ęncio, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IME) de Santa Catarina.

No Grupo de Trabalho de Turismo, estiveram presentes os estados de Santa Catarina, com a presidente da Ag√™ncia de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Flavia Didomenico, Minas Gerais, com a sub-secret√°ria do turismo, Marina Pacheco Simi√£o, S√£o Paulo, com o coordenador de Turismo da Setur-SP, Rodrigo Ramos, e tamb√©m Esp√≠rito Santo, com o secret√°rio de turismo, Dorval de Assis Uliana. O Grupo de Trabalho do Meio Ambiente esteve representado por Valdez Rodrigues Ven√Ęncio, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IME) de Santa Catarina e Ana L√ļcia Santoro, secret√°ria do meio ambiente do Rio de Janeiro.

- O potencial √© muito grande, mas temos muitas dificuldades em avan√ßar por conta do paradigma que precisa ser alterado. O objetivo maior √© n√£o s√≥ a gera√ß√£o de emprego e renda, mas diante do nosso patrim√īnio natural, a preserva√ß√£o e a conscientiza√ß√£o para utilizar os espa√ßos que √© t√£o forte. A nossa integra√ß√£o pode ser muito produtiva - relatou Ana L√ļcia Santoro, secret√°ria do meio ambiente do Rio de Janeiro.

O COSUD

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. A quinta edição segue até o sábado (19), em Florianópolis, Santa Catarina.

O Grupo de Trabalho do Turismo é integrado por secretários de turismo de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Informa√ß√Ķes: Renan Koerich / Assessor de Comunica√ß√£o da Ag√™ncia de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina.

Foto: Saul Oliveira