• Dengue

Após quase três meses sob os cuidados da R3 Animal, no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, um lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis) foi devolvido à natureza com o auxílio de uma embarcação, na última sexta-feira, 25 de outubro, próximo à Ilha Xavier, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O mamífero marinho, uma fêmea juvenil, foi resgatado por um morador do bairro, na Praia do Moçambique, em 04 de agosto. O lobo-marinho foi entregue no CePRAM e estava bastante desidratado e magro. O animal também possuía dois cortes profundos, um nas costas e outro em uma das nadadeiras peitorais, os quais estão cicatrizados.

“Apenas aguardávamos exames complementares para assegurar que ele estava apto para soltura”, explica a médica veterinária Marzia Antonelli. Este foi o segundo animal dessa espécie reabilitado e solto pela R3 Animal este ano.

O lobo-marinho-do-Sul é uma espécie de pinípede. Durante o outono/inverno é comum avistar esses animais em nossas praias. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e na Argentina e migram para águas mais quentes em busca de alimento.

Na maioria das vezes, após nadarem longas distâncias, os animais procuram costões rochosos e a faixa de areia para descansar. Então, ao avistar um animal destes, ligue para 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS irá avaliar o estado de saúde. Procure manter distância, não o alimente e nem o force a entrar na água. Mantenha os animais domésticos longe, pois os lobos-marinhos são animais selvagens e podem ser agressivos ao se sentirem acuados.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal, entidade que atua em parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

Texto e fotos: Nilson Coelho / R3 Animal.