• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio do Parque Estadual Rio Canoas, e em parceria com o Grimpeiro, entidade cogestora da Unidade de Conservação, realiza na próxima segunda-feira, 25 de novembro, às 14h, inauguração das Trilhas do Lajeado Roberto e do Lajeado Pequeno, e do ponto de pouso.

O Parque Estadual Rio Canoas, localizado no Distrito de Ibicuí, no município de Campos Novos, amplia suas atividades com a inauguração de mais duas trilhas e com a instalação de ponto de pouso, essencial para situações de emergência. Na ocasião estará presente o Batalhão de Aviação da Polícia Militar com o helicóptero Águia 04, de Lages.

O Parque, aberto para visitação em novembro de 2018, conta atualmente com duas trilhas ecológicas: a Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). Com a inauguração na próxima segunda-feira, 25 de novembro, passará a ter quatro percursos em meio à natureza, sendo a trilha do Lajeado Pequeno voltada a passeios e atividades de educação ambiental com crianças e estudantes de escolas da região.

Já a Trilha do Lajeado Roberto será a maior da Unidade com 3.400 metros de extensão, tendo como destino o mirante com vista para a cachoeira de mesmo nome que impressiona pela beleza e pelos cerca de 30 metros de altura. A trilha destaca-se ainda pela excelente infraestrutura com pontes e atalhos construídos ao longo do trajeto para dar total segurança aos visitantes. O caminho revela grandes surpresas como as diversas araucárias e as cachoeiras que encantam pela beleza e pela sonoridade.  

Após a inauguração, o Parque fica aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, é necessário agendamento prévio.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com cogestão da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Grimpeiro. Para maiores informações basta entrar em contato pelo telefone (49) 99836-4969 e/ou pelo e-mail grimpeiro.paerc@gmail.com.br.

O Parque

O Parque Estadual Rio Canoas (PAERC), criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004, localiza-se no município de Campos Novos. É uma unidade de Conservação da Floresta Ombrófila Mista ou Floresta de Araucária. A área de 1.133,25 hectares foi adquirida pela Campos Novos Energia S.A. - Enercan e doada ao Governo do Estado de Santa Catarina como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico de Campos Novos na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas.

Boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada nessa área. Pertencente ao bioma Mata Atlântica, esta Unidade de Conservação tem a finalidade de proteger a biodiversidade da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), formada por araucária (Araucaria angustifolia), xaxim (Dicksoniasellowiana), imbuia (Ocotea porosa), cedro (Cedrelafissilis) e demais espécies arbóreas.

Serve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde cervídeos (Mazama sp.) a felinos, dentre eles o gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e a onça-parda (Puma concolor). Espécies que fazem parte de uma paisagem exuberante, formada por paredões rochosos e cânions, onde se predomina a presença de cactos, como o Ora-pro-nóbis (Notocactus linkii).