• Dengue

De segundo a segundo, o ano findou. As metas foram cumpridas ou não. Os sonhos realizados ou adiados. As promessas já são realidade, foram deixadas para logo mais ou apenas transformadas em novas ideias e projetos. O ano encerrou e com ele se concretiza uma etapa a mais da nossa história. Por melhor ou pior que tenha sido, entre os altos e baixos, apesar dos fracassos e além dos êxitos, estão experiências, sorrisos, dores, suores, sabores.

Estão passos, caminhos, trilhas e viagens. Estão encontros, desencontros, reencontros. Estão abraços, beijos, carinhos, colos, consolos. Estão palavras, ouvidos, conselhos e confissões. Estão tantas manhãs com sol espiando pela janela, estão noites de chuva acalentando o sono, estão pés na areia, refresco do mar, estão incontáveis espetáculos da natureza.

O ano se vai, mas deixa tanto em nós. Permanecem as pessoas que nasceram no mundo da gente. Os amores que surgiram. As amizades que cresceram. Os colegas que viraram família. Ficam para sempre as vivências, os aprendizados, os tropeços que tornaram-se amadurecimento.

2019 se despede para tantos deixando um gosto de quero mais. Para outros sendo o até breve de um novo ciclo ainda tão inteiro que já desperta. Querendo ou não, gostando ou repelindo, com a lista de promessas executada ou pela metade, não importa, o ano novo vem. E com ele infinitas possibilidades e tantos mistérios.

O 1º de janeiro não abre a passagem apenas para os demais segundos, dias e meses, ele carrega 364 novas manhas e noites, ele recepciona o desconhecido, dá as boas-vindas ao que nem podemos imaginar. É claro que muito do novo ano já é velho. É óbvio que o universo não para, para em seguida ser criado de novo. É certo que nossa vida não é desligada para logo depois ser reiniciada.

Mas é no segundo seguinte que está o que não podemos prever. É daqui a um instante que tudo pode mudar. E imagina então quanta mudança e imprevisto e surpresas vêm na bagagem deste ano que chega repleto de tantos novos segundos. Impossível mensurar. Por isso, quer fazer a tradicional lista de fim de ano/ano novo? Faz. Quer jurar para si mesmo começar a dieta, entrar para a academia, iniciar o inglês, finalmente voltar para a faculdade, pedir ela/ele em casamento, viajar para fora do país? Jure. Quer planejar abrir o próprio negócio, adquirir a casa própria ou comprar o carro zero? Planeje. Quer aproveitar o ano novo para renovar as metas e objetivos? Aproveite.

Porque o ano findou. É hora de pensar no novo. De sonhar com o novo. Mas não esqueça que o melhor da vida está no improviso. Não ignore que as coincidências na verdade nem existem. Não subestime que o inesperado pode ser, muitas vezes, aquilo que você sempre ansiou. Não desperdice o que de tão natural já nem sempre é percebido como o abrir dos olhos, o respirar, o pulsar do coração, o sabor, o toque, o sentir.

Não deixe de comemorar as pequenas surpresas da vida, aquele encontro, aquele café no meio da tarde, aquela conversa que atravessa o tempo, o abraço que ultrapassa os corpos, aquele sorriso que atinge e alegra a alma. Não deixe de comemorar os sinais que, possivelmente, são sutis livramentos: o atraso, o pneu do carro que rompeu, o combinado que deu errado, o encontro que desencontrou.

Não perca a chance de contemplar o pôr do sol, de sair com os amigos, de rir até a barriga doer, de comer bem, de beber com moderação. Não deixe para depois a oportunidade de cantar, dançar ou ambos, de viajar mesmo que o destino seja próximo, de conhecer novas pessoas, de dar bom dia para o estranho, de mudar o dia de alguém apenas com um sorriso.

Não deixe para depois. Não adie a felicidade para o ano que vem. Não cancele a dádiva tão exclusiva e impressionante que é viver. Faça de cada segundo um ano novo. Observe cada novo respirar como mais uma possibilidade. Sinta cada batida do coração como o novo eco de vida, que realmente é. Abrace cada amigo como família. E ame cada familiar um pouco mais a cada segundo. Ahh e demonstre sempre. Fale, grite, proclame, anuncie o amor. É ele que dá sentido a cada segundo.

De um segundo a outro um ano se vai e o novo chega. Que possamos planejar, pensar, desejar, sonhar. Mas que antes de mais nada, possamos viver cada segundo intensamente. Porque este é nosso maior presente, ter o poder de construir segundo a segundo a nossa história.

O IMA deseja que você aproveite 2020 de segundo a segundo.