O relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, 20 de dezembro, tem novidades. A pesquisa inclui dois novos pontos de monitoramento na Beira-mar Norte, em Florianópolis. Assim, o IMA passa a analisar 231 locais nos 500 km da costa catarinense.

Em Florianópolis, a partir de agora são 87 pontos monitorados. Os dois novos localizam-se na Beira-mar Norte, em frente às ruas Esteves Junior e Altamiro Guimarães. Ambos estão impróprios para banho. Mesma condição do ponto 11, em frente ao Monumento da Polícia Militar, onde o monitoramento é realizado desde 1992.

Dos 231 pontos analisados pelo IMA no litoral catarinense, 79,7% estão próprios para banho. Em Florianópolis, dos 87 locais averiguados, em 69 recomenda-se o mergulho, o que representa 79,3%. No restante do litoral, nas 144 áreas onde há coleta, 115 estão próprias para banho.

Com rela√ß√£o ao relat√≥rio anterior, sete pontos passaram da condi√ß√£o de impr√≥prio para pr√≥prio e 11 de pr√≥prio para impr√≥prio. As coletas foram realizadas de 16 a 20 de dezembro nos munic√≠pios de Ararangu√°, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Cambori√ļ, Bal. Rinc√£o, Barra Velha, Bigua√ßu, Bombinhas, Florian√≥polis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itaja√≠, Itapema, Itapo√°, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palho√ßa, Passo de Torres, Penha, Balne√°rio Pi√ßarras, Porto Belo e S√£o Jos√©.

Também nesta semana o IMA deu continuidade à instalação das 231 placas nas praias do estado. Além da sinalização na orla, os banhistas podem ainda acessar o site balneabilidade.ima.sc.gov.br ou o aplicativo Praia Segura para conhecer a condição de cada ponto.

Durante a alta temporada, de novembro a março, a pesquisa de balneabilidade é realizada todas as semanas e divulgada às sextas-feiras.