Entre os meses de janeiro e fevereiro algumas praias do litoral catarinense irão receber os “Heróis da Natureza”. Trata-se uma grande ação promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) com apoio do Governo do Estado, prefeituras entre outros órgãos. Somente entre os anos de 2015 e 2019, cerca de 30 mil animais marinhos foram encontrados mortos no litoral catarinense, segundo relatório do Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos (PMB-BS). Pinguins, tartarugas e gaivotas são as maiores vítimas e a ingestão de resíduos, como plásticos por exemplo, estão entre as causas.

Nos eventos, o CRMV-SC irá distribuir gratuitamente um gibi educativo sobre o tema que ensina de forma lúdica como cada criança pode ser um super-herói nas causas relacionadas ao meio-ambiente. Em Florianópolis, o projeto itinerante será levado para oito praias. Nos locais haverá uma programação especial para o público infantil com atividades educativas, intervenções artísticas, recreação, espaço para fotos com os personagens da história, exposições e a presença de Médicos Veterinários prestando orientações aos veranistas. O projeto também será levado para Balneário Camboriú, Piçarras, Laguna e Quatro Ilhas, com a infraestrutura oferecida pelas respectivas prefeituras.

São mais de 6 milhões de toneladas de lixo marinho descartadas nos oceanos a cada ano, o que representa 13 mil pedaços de lixo plástico flutuando em cada quilômetro quadrado de oceano, segundo dados do Projeto Tamar. “Muitos animais aquáticos ingerem estes resíduos confundindo-os com alimentos. Acreditamos que realizar esta campanha com crianças é uma das formas mais produtivas de conscientização”, afirma o Presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves.

O material digital já está disponível no site www.crmvsc.gov.br. Este é o quinto gibi infantil produzido pelo Conselho, que já abordou em suas outras cartilhas os temas: zoonoses, bem-estar animal, posse responsável e tráfico de animais silvestres. Desde 2014 o CRMV-SC atua em eventos e escolas catarinenses levando conhecimento sobre estes assuntos com o apoio de Médicos Veterinários voluntários e educadores.

Instituto do Meio Ambiente (IMA)
Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF)
Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap)
Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram)
Prefeitura de Balneário Camboriú
Prefeitura de Laguna
Prefeitura de Piçarras
Prefeitura de Bombinhas
Projeto Tamar
Corpo de Bombeiros - Projeto Golfinho
Instituto R3 Animal
Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc)
Projeto Remar Limpar e Ensinar

Praça da Vila - Mar Grosso

BOMBINHAS
01/02 – 10h
Quatro Ilhas - Tenda da Bandeira Azul, próxima à Praça Mirante das Ilhas.

BALNEÁRIO PIÇARRAS
08/02 – 10h