• Dengue

Deu praia. O site de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) registra um aumento de 53% no número de acessos, em comparação com o mesmo período da temporada passada. De 1º de dezembro de 2019 a 20 de janeiro de 2020, o portal totalizou mais de 132 mil acessos de usuários do Brasil e do exterior.

Os catarinenses lideram as buscas, seguidos por turistas do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente. Logo depois, entre os que mais acessaram o portal estão visitantes com origem no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso.

De fora do Brasil também muitas pessoas estão de olho na balneabilidade catarinense. Os principais são os argentinos que realizaram mais de 6.500 visualizações ao site. Na sequência, de países estrangeiros que mais entraram na página estão usuários do Paraguai, Uruguai e Estados Unidos.

Lançado em dezembro de 2018, o site balneabilidade.ima.sc.gov.br apresenta diversas informações sobre a condição das praias catarinenses para banho humano. Além de ter o relatório atualizado a cada semana, os banhistas podem ainda conferir o histórico de cada um dos 231 pontos analisados pelo IMA.

Balneabilidade

Já é tradição. Antes de ir à praia, boa parte de moradores e turistas consultam as pesquisas de balneabilidade para saber em quais pontos é recomendado o mergulho.

Realizado desde 1976, o monitoramento da qualidade da água do mar para banho humano analisa as águas de cada balneário e determina se estão próprias ou impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada por meio da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.  

A coleta é realizada em 231 pontos dos 500 km da costa catarinense. O IMA seleciona os pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de abril a outubro e semanalmente de novembro a março - o pico da temporada de verão.

Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias 5 (cinco) semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.

Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no  máximo 800 Escherichia coli  por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.