fiscalizacao corona

Apesar das medidas restritivas de circulação, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) mantém as atividades de fiscalização ambiental, considerada serviço essencial conforme Decreto 525/2020.

Desta forma, a equipe do Instituto esteve em terreno no município de São Francisco do Sul para averiguar denúncia recebida via Ouvidoria do IMA sobre desmatamento e retirada ilegal de minério e barro irregularmente.

Além da vistoria in loco, a área também foi analisada com a utilização de drone. Na visita foi identificada retirada de material da área e supressão de vegetação. No entanto, antes da autuação o IMA solicitará documentos que, se existirem, autorizariam os trabalhos. “É muito pouco provável que existam, mas antes de autuar, temos que solicitar e dar “direito de defesa”, caso não apresentem os documentos, serão autuados”, esclarece o gerente regional de Codam de Joinville, responsável pela fiscalização na região.