moodle

Conhecimento, inova√ß√£o, pioneirismo s√£o alguns conceitos que resumem o pr√≥ximo lan√ßamento do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). A partir desta quinta-feira, 23 de abril, est√° dispon√≠vel a plataforma de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia do IMA.

O ambiente virtual de aprendizagem, que integra a Academia do Meio Ambiente do IMA, tem como objetivo oferecer cursos gratuitos de capacitação aos servidores para o melhor atendimento em todas as áreas de atuação do IMA, além de manter um banco de dados de habilidades e competência.

A princ√≠pio, o acesso ser√° ao p√ļblico interno, mas em breve vai aumentar. Com o ambiente virtual, o IMA passa a atuar n√£o s√≥ internamente, mas tamb√©m capacitando empreendedores e consultores

Em 2019, o IMA realizou quatro cursos presenciais: gerenciamento da qualidade do ar, gerenciamento de áreas contaminadas, Sinaflor e DOF, e legislação ambiental para supressão de vegetação. De acordo com o Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva, neste ano os cursos continuariam normalmente, mas devido à pandemia do coronavírus, o programa teve que se reinventar e agora está sendo lançado o ambiente virtual de aprendizagem.

O primeiro curso disponível é sobre o Módulo de Análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na sequência, serão disponibilizados dois módulos de curso do Sistema de Movimentação de Resíduos e Rejeitos: para órgãos ambientais e para empreendedores/consultores.

Est√£o previstos tamb√©m para ser publicadas capacita√ß√Ķes sobre Aplica√ß√Ķes do QGIS na √Ārea Ambiental e Forma√ß√£o de Pilotos e Observadores de RPAS.

Para o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Ven√Ęncio, a iniciativa vai permitir a capacita√ß√£o cont√≠nua dos servidores nas mais diversas √°reas sem a necessidade de deslocamentos, al√©m de servir como um importante canal para empreendedores e consultores.

‚ÄúO lan√ßamento da plataforma virtual de aprendizagem cria uma ferramenta de conhecimento in√©dita em Santa Catarina, voltada, especialmente √† dissemina√ß√£o do conhecimento sobre os processos que envolvem o meio ambiente. O IMA apresentar√° novidades tecnol√≥gicas em breve, novos sistemas, novos processos, e este ambiente ser√° essencial‚ÄĚ.

O ambiente virtual de aprendizagem pode ser acessado pelo endereço moodle.ima.sc.gov.br ou pela página do IMA (www.ima.sc.gov.br), na aba Qualidade Ambiental, item Academia do Meio Ambiente.

Academia do Meio Ambiente do IMA
Criada pela Portaria FATMA n. 141/2017, a Academia do Meio Ambiente tem por finalidade gerar um ambiente virtual de produ√ß√£o do conhecimento para realizar, promover e organizar cursos, semin√°rios, congressos, simp√≥sios, pesquisas, atividades, estudos e publica√ß√Ķes, visando o aprimoramento profissional e cultural dos membros do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, bem como a melhor execu√ß√£o de seus servi√ßos e racionaliza√ß√£o de seus recursos materiais.

Entre as diretrizes gerais estão mecanismos de apoio às estratégias do programa e de geração do conhecimento, estímulo à produção científica e servir como capitalizador e propulsor de talentos do órgão ambiental catarinense.