papagios

Nas √ļltimas semanas, 33 animais voltaram para casa, ap√≥s passarem por reabilita√ß√£o no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florian√≥polis.

O primeiro grupo foi solto no dia 23 de abril no Parque Estadual Rio Canoas, em Campos Novos. Doze exemplares da fauna nativa do estado, das espécies azulão, coleirinho e trinca-ferro foram devolvidos à natureza.

A segunda soltura ocorreu em 28 de abril na região da APA Rio Vermelho Humboldt, no município de São Bento do Sul, quando 19 maitacas (que pertencem ao mesmo grupo dos papagaios e periquitos) e 2 curiós retornaram ao habitat natural.

Os animais s√£o oriundos, principalmente, de apreens√Ķes realizadas pela Pol√≠cia Militar Ambiental e foram recebidos, cuidados e reabilitados no CETAS, administrado pelo IMA em parceria com o Instituto Espa√ßo Silvestre.

Os locais de soltura foram escolhidos segundo a √°rea onde os animais foram apreendidos, aliado √†s condi√ß√Ķes de monitoramento deles at√© que se adaptem totalmente √† vida livre.

No Parque Rio Canoas, os animais serão monitorados pela Coordenadora do Parque, Leila Alberti, e pela equipe do Grimpeiro. E na APA do Rio Vermelho Humboldt, os animais serão acompanhados pela equipe da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul que tem prestado todo apoio ao trabalho de soltura de fauna, e dos membros dos conselhos gestores dessas duas Unidades de Conservação.