20200702pensoLogoDestino

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional da Grande Florian√≥polis, realizou nesta quarta-feira, 1¬ļ de julho, a primeira etapa do Programa Penso, Logo Destino com a coleta de pneus, um dos itens da Log√≠stica Reversa. Al√©m de Angelina e √Āguas Mornas, munic√≠pios pilotos do projeto, foram recolhidos tamb√©m material de outras quatro cidades da regi√£o, Anit√°polis Rancho Queimado, S√£o Bonif√°cio e S√£o Pedro.

Ao todo, foram coletados entre 687 pneus descartados por borracharias e Prefeituras em um Centro de Consolida√ß√£o, ponto espec√≠fico para o recolhimento deste res√≠duo. Com a colabora√ß√£o da RECICLANIP, os pneus foram carregados e encaminhados para a cidade Arauc√°ria, no Paran√°, onde ser√£o reciclados em componentes para ind√ļstria de pavimenta√ß√£o asf√°ltica, completando assim o ciclo da Log√≠stica Reversa.

Al√©m dos agentes dos munic√≠pios que integram o projeto, a Secretaria de Estado da Sa√ļde tamb√©m participou da a√ß√£o, especialmente, devido aos pneus serem locais de prolifera√ß√£o de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor de doen√ßas como dengue, chikungunya e zika. A retirada deste material de locais abertos onde ocorre ac√ļmulo de √°gua e a destina√ß√£o correta contribui para minimizar os casos de pessoas com dengue na regi√£o.

O pr√≥ximo recolhimento, previsto para ocorrer em julho, √© de l√Ęmpadas. Em Angelina e √Āguas Mornas h√° pontos de coleta nos estabelecimentos que comercializam estes produtos. A popula√ß√£o pode colaborar com a iniciativa entregando este material onde h√° pontos espec√≠ficos para que o mesmo tenha a destina√ß√£o mais adequada.

Programa Penso, Logo Destino
O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florian√≥polis, ser√° executado em tr√™s etapas: Log√≠stica Reversa, Reciclagem e Res√≠duos Org√Ęnicos. A inten√ß√£o √© que ap√≥s o desenvolvimento das tr√™s fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz res√≠duo.

Logística Reversa
A primeira fase do Projeto consiste na implanta√ß√£o de a√ß√Ķes voltadas aos consumidores para a devolu√ß√£o dos produtos e embalagens ap√≥s a utiliza√ß√£o. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes s√£o l√Ęmpadas fluorescentes, eletroeletr√īnicos e seus componentes, res√≠duos e embalagens de √≥leos lubrificantes e de agrot√≥xicos, pneus, pilhas e baterias. J√° os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes t√™m, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de log√≠stica reversa para que o material recolhido tenha a destina√ß√£o adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras respons√°veis pelo recolhimento e destina√ß√£o de produtos como l√Ęmpadas, eletroeletr√īnicos, pneus, embalagens de agrot√≥xicos e √≥leos, pilhas e baterias que ir√£o instalar pontos de coleta nos munic√≠pios que aderirem ao Programa, al√©m de promover, em parceiras com as institui√ß√Ķes parceiras, campanhas de conscientiza√ß√£o e arrecada√ß√£o dos materiais.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administra√ß√£o Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econ√īmico Sustent√°vel, a Secretaria de Estado da Educa√ß√£o, a Secretaria de Sa√ļde, as prefeituras municipais, entre outras entidades.

O Programa Penso, Logo Destino visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.