• Dengue

4 Audiência Pública

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) comunica que será realizado nos dias 27e 28 de fevereiro, as Audiências Públicas para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do empreendimento Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Canoas.



Na terça-feira, o evento ocorrerá às 18h, na modalidade presencial, no Salão Comunitário da Vila Santa Catarina, no município de São José do Cerrito. Já na, quarta-feira, 28, o evento será às 18h, também, na modalidade presencial, no Salão Comunitário de Santa Cruz do Pery, no município de Curitibanos.


O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) se encontra à disposição para consulta no site do IMA:
www.ima.sc.gov.br (Licenciamento Ambiental > Consultas > Consulta EIA/RIMA/AAI). Este empreendimento se encontra em análise na Gerência de Licenciamento de Recursos Hídricos (GELRH/IMA) sob o Processo n. DIV/30823/CMO.

Serviço:

Data: 27/02/2024 (terça-feira)
Local: Salão Comunitário da Vila Santa Catarina
Hora: 18h

Data: 28/02/2024 (quarta-feira)
Local: Salão Comunitário de Santa Cruz do Pery
Hora: 18h


Proponentes:

Empreendedor: Statkraft Energias Renováveis S.A..
Empresa de Responsável pelo Estudo Ambiental: Cia Ambiental - Assessoria Técnica Ambiental Ltda..



Descrição do empreendimento:



A PCH Canoas tem sua implantação prevista no rio Canoas, que estabelece divisa entre os municípios de Curitibanos e São José do Cerrito, em Santa Catarina. O eixo do barramento está sendo proposto a uma distância de 31 km da sede do município de Curitibanos, a partir da margem direita e a 36,7 km da sede de São José do Cerrito, a partir da margem esquerda.

A PCH Canoas se caracteriza por um aproveitamento hidrelétrico com potência total instalada de 30 MW, instalada no rio Canoas, cujo circuito hidráulico de geração é constituído de tomada d’água, condutos forçados, casa de força e canal de fuga.

O objetivo da PCH Canoas consiste na geração de energia elétrica de forma interligada ao Sistema Integrado Nacional (SIN), através do mercado cativo ou do mercado livre, visando contribuir para o atendimento da demanda de energia elétrica do país, e em consonância com estudos e planejamentos governamentais para o setor.