202009171448

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) concedeu na √ļltima ter√ßa-feira, 15 de setembro, a Licen√ßa Ambiental Pr√©via (LAP) para o contorno vi√°rio de S√£o Bento do Sul. Conhecida popularmente como Transp√£o, trata-se de acesso perif√©rico que ser√° instalado na cidade para reduzir o fluxo interno de ve√≠culos e facilitar o deslocamento a servi√ßos p√ļblicos como escolas, hospitais, bancos, com√©rcio e lazer.

Com 2,07 km de extensão, terá quatro trechos entre as ruas Antonio Kaesemodel, bairro Boehmerwald, e a rua José Bayerl, no bairro Progresso. A previsão é concluir a obra em 12 meses e o investimento estimado é de R$ 5.224456,31.

Segundo a Prefeitura de S√£o Bento do Sul, o contorno vi√°rio vai gerar melhoria nas condi√ß√Ķes de mobilidade urbana ao desafogar o tr√Ęnsito, reduzindo o fluxo interno de ve√≠culos. ‚ÄúAl√©m disso, a implanta√ß√£o viabilizar√° crescimento urbano e econ√īmico. Quanto aos benef√≠cios √† comunidade, esta passar√° a dispor de acesso facilitado aos servi√ßos oferecidos na regi√£o, promovendo conforto e bem-estar aos moradores e visitantes da cidade‚ÄĚ.

A Licença Ambiental Prévia (LAP) avalia a localização e concepção do empreendimento, atestando a viabilidade ambiental. No entanto, ainda é necessária a Licença de Instalação (LAI) para o início efetivo das obras e a Licença de Operação (LAO) para a liberação da nova via para receber veículos.