• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório mensal de balneabilidade que indica a qualidade da água do mar para banho humano. Segundo análises realizadas de 22 a 26 de abril, 75,1% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense.

Em Florianópolis, dos 85 pontos, 65 estão adequados para banho de mar, representando 76,5%. No restante do litoral, dos 144 pontos monitorados, 107 pontos encontram-se balneáveis.

O relatório apontou ainda que cinco pontos passaram da condição de próprio para impróprio, sendo este também o mesmo número de pontos que passaram de impróprio para próprio.

As amostras são efetuadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Com as coletas realizadas mensalmente, o IMA alerta os banhistas para a situação de placas danificadas. Assim como destaca o cuidado ao entrar no mar quando transcorridas 24 horas de chuvas torrenciais. Desta forma, recomenda-se que os usuários acessem o site belneabilidade.ima.sc.gov e atenta-se ao histórico de cada praia.

O IMA destaca a situação de Balneário Camboriú, que por determinação judicial, as amostras permanecem semanalmente.