Campanha Estadual recolhe quase 1.000 pneus com apoio da regional do IMA em Itajaí

O Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente Santa Catarina (IMA), realizou no dia 11 de dezembro, o recolhimento de mais de 920 pneus. O recolhimento faz parte da 2ª Campanha Estadual de Recolhimento de Pneus de 2024, que é uma ação conjunta entre o IMA, Recliclanip (entidade gestora), Secretaria Estadual de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV).
O recolhimento foi realizado devido à colaboração das equipes da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente do IMA (CODAM) de Itajaí, da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (FUCAM) e da Xibiu Reciclagem de pneus. Com esta coleta, já são quase 50 mil pneus recolhidos e destinados de forma ambientalmente adequada.

O que é o Programa Penso, Logo Destino?
É um Programa que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.
O que é Logística Reversa?
Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (Lei Federal 12.305/2010).
Quais os resíduos abrangidos pela Logística Reversa?
– Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
– Pilhas e baterias;
– Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
– Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio de luz mista;
– Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
– Pneus.
Onde encontrar um ponto para destinar resíduos?
Para localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo de você, acesse: http://pld.ima.sc.gov.br/
Conheça o Programa Penso, Logo Destino neste link


Related Posts