Skip to main content

IMA SC

IMASC

Parque Estadual Fritz Plaumann participa da 10ª edição do evento anual Dia de Campo da Ciência

IMG 20241017 101456380 HDR AE

IMG 20241017 101456380 HDR AE

Fotos: Divulgação/IMA

O Parque Estadual Fritz Plaumann, administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado, participou nos dias 16 e 17 da 10ª edição do evento anual Dia de Campo da Ciência, promovido pela Embrapa, em parceria com o Parque, Consórcio Itá e Consórcio Lambari.

O evento teve o objetivo de introduzir para as crianças sobre a importância da pesquisa científica para a economia e qualidade de vida, bem como, o contato cotidiano com a ciência, que muitas vezes passa despercebido. Também buscou introduzir o conhecimento sobre preservação ambiental e conexão com a natureza, representada pelas estações baseadas em biomas do Brasil.

IMG 20241017 141436934 HDR AE

O Parque Estadual Fritz Plaumann teve sua participação ao realizar com os alunos uma trilha sensorial. Diversos materiais foram coletados no parque (com o mínimo de impacto ambiental), como galhos com musgo, serrapilheira, cogumelos orelha-de-pau, terra, algodão e cascas do fruto de paineira, pedras, cascas de pente-de-macaco, entre outros materiais. Para formar a trilha, foram dispostos em uma longa mesa, numa sala escura. A atividade consistiu inicialmente numa fala introdutória sobre o parque, seu bioma (mata atlântica) e fitofisionomia (floresta estacional decidual). Após, as crianças, vendadas, percorreram a mesa tocando os objetos, sentindo suas texturas e cheiros. A trilha foi enriquecida com sons ambientes de floresta e aromas de plantas.

IMG 20241017 100507025 HDR AE 1

“Junto das demais estações que comunicavam conhecimentos sobre técnicas sustentáveis, biomas do Brasil, recuperação ambiental e funcionamento de laboratórios, nossa equipe buscou estabelecer um laço entre os alunos e a natureza, e isso foi feito por meio da imersão com sentidos que são pouco usados ao fazer trilhas convencionais”, explicou a coordenadora do PAEFP, Vilmarice Soligo da Silva.

Durante todo o evento, foram atendidas escolas de diversos municípios da região além de Concórdia, como Arabutã, Xavantina e Severiano de Almeida, com a presença de 567 crianças na faixa etária de 11 anos acompanhadas de 54 professores.

b49e4435 72bb 4f76 8cc1 f9b2ad3b9d0d

A unidade da Embrapa onde ocorreu o evento, responsável por pesquisas em suínos e aves (importantes setores produtivos da região), possui 49 anos de história. Localizada no distrito de Tamanduá, no município de Concórdia, a empresa é responsável por desenvolver e aprimorar produtos e técnicas de melhoramento da produção e sanidade animal.