Skip to main content

IMA SC

IMASC

Programa Penso, Logo Destino do IMA entrega Termos de Cooperação na região de Concórdia

WhatsApp Image 2023 04 28 at 14.12.34

WhatsApp Image 2023 04 28 at 14.12.34

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), junto à Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e ao Consórcio Intermunicipal de Gestão Ambiental Participativo do Alto Uruguai Catarinense (Consórcio Lambari), realizaram no dia 28 de abril a solenidade de entrega dos Termos de Cooperação entre o IMA e os municípios da região, no âmbito do Programa Penso, Logo Destino (PLD).

O evento foi realizado na cidade de Concórdia, na sede da AMAUC, e contou com a presença do diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Matheus Zaguini Francisco, representando a presidente do IMA, Sheila Meirelles; do coordenador Estadual do Programa PLD, Cícero Brasil; do coordenador da CODAM de Concórdia Claiton Casagrande e demais representantes e coordenadores municipais.

WhatsApp Image 2023 05 02 at 09.36.12

Todos os 14 municípios que compõem a CODAM de Concórdia aderiram ao programa que passou com a adesão de 112 municípios catarinenses. Os trâmites para adesão dos municípios do nordeste do estado estão em andamento e a coordenação do PLD planeja alcançar a marca de 150 municípios ainda em 2023.

O próximo passo é a capacitação dos coordenadores municipais do programa, a ser realizada no mês de maio, com a participação de representantes das entidades gestoras. Espera-se que a atividade atinja cerca de 30 servidores municipais, que serão preparados para desenvolver a operacionalização do programa em suas cidades.

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses. O PLD é focado no envolvimento e na conscientização das pessoas sobre a disposição correta dos resíduos sólidos e tem a finalidade de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e menos produz resíduos sólidos urbanos.

O Programa é dividido em três etapas: logística reversa (etapa atual), coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos. Para isso, o IMA atua como mediador entre a sociedade civil, poder público e as entidades gestoras (que representam os fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes dos produtos que geram os resíduos abrangidos pela logística reversa). O projeto funciona através de parcerias entre o IMA e os municípios por meio de termos de cooperação.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024, a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD é chegar aos 41 municípios de médio porte com população entre 20 até 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A disposição correta dos resíduos sólidos é um tema que movimenta grandes discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.