4965.38 WEB BANNER

 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lançou a campanha "Cuidar do mar, começa pelo lar", com foco na conscientização do público infantil sobre a importância das boas práticas em casa e seu impacto direto no cuidado com o meio ambiente e, consequentemente, na qualidade das águas do Litoral catarinense.

A criação da campanha visa transformar um tema técnico em uma narrativa envolvente e acessível ao público e aposta em uma série animada, protagonizada pelos irmãos Caio e Carol Coral. Eles, junto com a sereia imaginária Catarina, desvendam curiosidades sobre o tratamento da água, compartilhando dicas simples e essenciais para preservar o meio ambiente e garantir a qualidade da água para banho das praias.

"Cuidar do mar, começa pelo lar" é direcionada ao público infantil, considerando que é na infância que se estabelecem hábitos e valores fundamentais para a formação de cidadãos conscientes, impactando também seus núcleos familiares e sociais.

A intenção é que os personagens inspirem as crianças a serem agentes de mudança, ao mesmo tempo que levam essa inspiração para suas famílias através de uma campanha dinâmica que conecta o público de forma interativa e educativa, misturando diversão e conscientização ambiental através de diferentes formatos, plataformas e ações práticas, que transformem conhecimento em engajamento, incentivando a mudança de comportamento de forma leve e atrativa.

Com a campanha, as crianças, que já estão imersas no universo digital, agora podem aprender sobre a importância da preservação das praias com uma linguagem lúdica e acessível no YouTube. Ao mesmo tempo, o Instagram e o Facebook criam conexões estratégicas com os pais, garantindo que a mensagem alcance toda a família.

Em 2005, foi desenvolvida a Peça Teatral Educativa, adaptada para teatro de bonecos, que aborda temas ambientais por meio de um diálogo entre avô e neta realizando um passeio em uma Unidade de Conservação. No desenvolver da peça, são trabalhados temas musicais e informações educativas, envolvendo 13 personagens. Os conteúdos trabalhados são a Unidade de Conservação, a Mata Atlântica, a água, a fauna, a flora, a cadeia alimentar, os corredores ecológicos, as espécies nativas, as espécies exóticas invasoras, a recuperação ambiental e a poluição ambiental.

O Teatro de Fantoches intitulado “Surpresas da Natureza”, foi criado com o intuito de despertar desde cedo nas crianças a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente. A animação aborda de forma didática vários temas desde o corte de árvores, passando pelo equilíbrio das florestas e das espécies, até chegar ao ciclo da cadeia alimentar. No “palco”, animais e plantas dialogam com as crianças que, compenetradas, aprendem de maneira divertida a serem amigos do meio ambiente. Apesar de pequenos, os alunos da escola de educação infantil se divertem e aprendem com os personagens.

 

WhatsApp Image 2023 12 06 at 14.35.56

 

CARTILHAS EDUCATIVAS

A coordenaria de Educação Ambiental elaborou a cartilha Semente Mágica e auxiliou na elaboração de 22 cartilhas educativas nos temas fauna, flora, água, pesca, agrotóxicos, poluição, lixo, aquecimento global, o Puma, Polícia Militar Ambiental, Queimadas, Unidades de Conservação, Centro de Triagem de Animais Silvestres, Área de Preservação Permanente, Mata Atlântica, Recuperação Ambiental, Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Parque Estadual Fritz Plaumann, Parque Estadual das Araucárias, Corredores Ecológicos, Parque Estadual do Rio Vermelho e Espécies Exóticas Invasoras.

Contato: 48 3665-6756 / educambiental@ima.sc.gov.br

 

Em atendimento à Lei nº 13.558/2005, a qual dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina participa do processo educativo com a promoção de ações de Educação Ambiental no Estado.

O decreto 3.726/2010 regulamenta o Programa Estadual de Educação Ambiental que visa estabelecer um conjunto de ações estratégicas, critérios e metodologias em Educação Ambiental. Conforme apontado no decreto, ao IMA compete promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e uso sustentável do meio ambiente.

O setor de Educação Ambiental da Diretoria de Biodiversidade e Florestas, participa efetivamente das atividades desenvolvidas pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Santa Catarina - CIEA/SC e pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONSEMA/SC, no intuito de elaborar, avaliar projetos, criar resoluções, bem como propor linhas de ações prioritárias, eventos voltados à discussão das práticas, experiências e políticas relacionadas à educação ambiental. 

Destacamos que a equipe técnica de Educação Ambiental sempre foi composta por profissionais qualificados nas diversas áreas de formação, tais como Pedagogia, Biologia, Geografia, com especialização em Educação Ambiental, Educação Física, com especialização em Atividade Física e Saúde, Engenharia Ambiental e Oceanologia, com doutorado em Oceanografia Costeira. 

O Eco-ônibus é um programa de educação ambiental itinerante, onde são realizadas atividades, desde 2005, tais como palestras, abertas ao público e para estudantes do ensino infantil, fundamental e médio, desenvolvidas em escolas particulares, municipais e estaduais.

A capacidade do ônibus é de 30 pessoas, sendo que as atividades têm duração aproximada de 30 minutos cada, sendo atendidas cerca de 15 mil pessoas anualmente. Em 2018, foram atendidos aproximadamente 13 mil alunos em 14 municípios, Lontras, Ibirama, Blumenau, Tijucas, Apiúna, Siderópolis, Irineópolis, Três Barras, São Bento do Sul, Santo Amaro do Imperatriz, Porto Belo, Águas Mornas, São João Batista e Antônio Carlos.

As palestras e os vídeos utilizados têm como objetivo a reflexão e a conscientização ambiental. Estimula-se o cidadão na participação das ações de preservação, recuperação ambiental, destacando a importância das Unidades de Conservação para melhoria da qualidade de vida de toda população. As atividades são organizadas visando às problemáticas locais, em que são distribuídos materiais educativos para complementar o conteúdo abordado.

Contato: 48 3665-6756 / educambiental@ima.sc.gov.br