TEMPORARIAMENTE FECHADO PARA VISITA√á√ÉO P√öBLICA DEVIDO √Ä PANDEMIA DE CORONAV√ćRUS.

O Parque Estadual Fritz Plaumann (PEFP) é uma unidade de conservação brasileira, situada em Concórdia, no oeste do Estado de Santa Catarina, em uma área de 741 hectares.

Criado por meio do Decreto Estadual n¬ļ 797, de 24 de setembro de 2003, como medida de compensa√ß√£o ambiental pelos impactos ambientais gerados pelo aproveitamento hidrel√©trico da Usina It√°, localizada entre os munic√≠pios de It√°/SC e Aratiba/RS, na Bacia Hidrogr√°fica do Rio Uruguai.

O nome da Unidade de Conserva√ß√£o √© uma homenagem ao entom√≥logo alem√£o Fritz Plaumann pelos trabalhos ambientais entomol√≥gicos desenvolvidos na regi√£o e com significativa contribui√ß√£o para todo o Brasil. A floresta Estacional Decidual √© uma das forma√ß√Ķes florestais mais amea√ßadas do Bioma Mata Atl√Ęntica e a mais amea√ßada no estado de Santa Catarina.

Nos remanescentes de florestais do Parque e de seu entorno j√° foram registradas 232 esp√©cies de aves, 25 esp√©cies de mam√≠feros de grande e m√©dio porte e 35 esp√©cies de r√©pteis e anf√≠bios, muitos deles amea√ßados de extin√ß√£o, como o Gato-maracaj√° (Leopardus wiedii), o Veado (Mazama nana), e a Paca (Cuniculus paca). J√° o tamandu√°-mirim (Tamdua tetradactyla), o Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) e a Cutia (Dasyprocta azarae), representantes dos mam√≠feros, s√£o menos amea√ßados. 

No grupo das aves, o Macuco (Tinamus solitarius), a Tietinga (Cissopis leverianus), o Pavó (Pyroderus scutatus) e o Anu-Coroca (Crotophaga major) apresentam algum grau de ameaça em sua conservação. Por outro lado o Jacu-açu (Penelope obscura), o Surucuá-Variado (Trogon surrucura) e o Tucano-de-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus) são avistados com frequência nas trilhas do Parque.

Por fim, dentre o grupo dos anfíbios ameaçados, estão as pererecas Boana curupi, e a Proceratophrys bigibbosa, e dos répteis, as serpentes Jararaca-Pintada (Bothrops diporus) e Jararaca-da-Mata (Bothrops jararaca).

Em relação à vegetação o Parque abriga espécies típicas como a Canafístula (Pelthoporum dubium), Grápia (Apuleia leiocarpa), Angico-Vermelho (Parapiptadenia rigida) e o Cedro (Cedrela fissilis). Ainda resguarda em sua área a bromélia do estreito (Dyckia distachya), espécie endêmica da calha do rio Uruguai.

O IMA - Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - em parceria com a Equipe Co-Gestora do Parque ‚Äď ECOPEF, realiza desde o ano de 2007 os trabalhos de educa√ß√£o e interpreta√ß√£o ambiental nas trilhas do Parque Estadual Fritz Plaumann, o desenvolvimento de projetos socioambientais, e a promo√ß√£o de diferentes eventos no entorno da unidade de conserva√ß√£o.

Aberto para visita√ß√£o p√ļblica de quarta a domingo, conta com excelente infraestrutura para receber moradores e turistas da regi√£o. Al√©m das belezas naturais do Parque, os visitantes recebem ainda acompanhamento dos grupos e trabalhos de interpreta√ß√£o e educa√ß√£o ambiental nas quatro trilhas, as quais disp√Ķem de estruturas como: decks, pontilh√Ķes, ponte p√™nsil, mirante, perfazendo mais de seis quil√īmetros de percurso em trilhas. Antes, no entanto, de conhecer de perto as caracter√≠sticas naturais desta Unidade de Conserva√ß√£o, o visitante passa por uma imers√£o de conhecimento. Logo na sede os guias contam detalhes da hist√≥ria do Parque, da cria√ß√£o, das esp√©cies encontradas na regi√£o e do ambientalista naturalista que d√° nome ao local.

Sede do Parque Estadual Fritz Plaumann

Na sequ√™ncia, √© hora de estar bem perto da natureza. O visitante escolhe a trilha mais adequada para fazer e, al√©m de contemplar a natureza, pode se divertir na ponte p√™nsil, rec√©m-reinaugurada, ou apreciar a vista em belos mirantes. 

 

TEMPORARIAMENTE FECHADO PARA VISITA√á√ÉO P√öBLICA DEVIDO √Ä PANDEMIA DE CORONAV√ćRUS.

Horário de Visitação :

Quarta, Quinta e Sexta-Feira: das 14h às 17h.
Sábado: das 9h às 17h.
Domingo: das 13h às 18h.
Período matutino necessita agendamento.
Contato: 49 988-391-493

Arquivos

document 1ª Reunião - Conselho (1 MB)

document 2ª Reunião - Conselho (8 KB)

document 3ª Reunião - Conselho (8 KB)

archive Plano de Manejo - Fase II (73.96 MB)