Plano de Ação Estadual para a Conservação do Preá-de Moleques-do-Sul
(Cavia intermedia)

O preá-de-Moleques-do-Sul, cujo nome científico é Cavia intermedia, é um pequeno e raro mamífero cujo habitat está restrito a apenas uma ilha de cerca de 10 hectares localizada no arquipélago de Moleques do Sul, na costa de Santa Catarina.
A espécie figura entre os 20 pequenos mamíferos mais ameaçados do mundo e foi considerada Criticamente Ameaçada de Extinção em todos os níveis: global, nacional e estadual.

prea

Pre√°-de-moleques-do-sul (Cavia intermedia). Foto: Carlos Salvador

Felizmente, as Ilhas Moleques do Sul estão legalmente protegidas, pois integram os limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina. Por outro lado, algumas ameaças à conservação da espécie não puderam ser detidas em decorrência da proteção legal.


Pensando nisso, o Instituto Tabuleiro iniciou a elaboração de um Plano de Ação Estadual (PAE), em 2018, para a conservação do Preá-de-Moleques-do-Sul. A entidade é uma Organização Não-Governamental formada por pesquisadores que atuam há décadas no território do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A ação está sendo realizada em parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e conta com patrocínio da Fundação O Boticário para Conservação da Natureza.

ilhaMaiorPrea

Ilha maior de Moleques do Sul, habitat de Cavia intermedia.

Assim, foi realizada a Oficina de Elabora√ß√£o do Plano, entre os dias 8 a 12 de abril de 2019, em Florian√≥polis-SC, envolvendo 41 participantes de 18 institui√ß√Ķes diretamente relacionadas √† conserva√ß√£o do pre√°-de-Moleques-do-Sul. Ao longo do processo de elabora√ß√£o deste PAE, foi definido um prazo de cinco anos para execu√ß√£o das a√ß√Ķes. Ao final, em processo participativo, foi definido o Grupo de Assessoramento T√©cnico ‚Äď GAT dentre os membros da plen√°ria. O GAT tem como miss√£o acompanhar o andamento do Plano durante o prazo estabelecido.

O Plano foi aprovado pela Publica√ß√£o da Portaria N¬ļ 236/2019 em 12/11/2019

pdf Plano de ação Cavia intermedia (9.42 MB)

spreadsheet MATRIZ DE PLANEJAMENTO (64 KB)

participantesPrea

Participantes da oficina de elaboração do plano, abril de 2019.

Institui√ß√Ķes envolvidas com a conserva√ß√£o do boto:

- IMA

- Funda√ß√£o Lagunense do Meio Ambiente - FLAMA https://www.laguna.sc.gov.br/estruturaorganizacional/hotsite/index/codHotsite/6681

- 3¬™ Cia da Pol√≠cia Militar Ambiental de Laguna https://www.pm.sc.gov.br/unidades/cpma1bpma3cia---3-companhia-de-policia-militar-ambiental

- Marinha do Brasil - Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna https://www.marinha.mil.br/om/delegacia-da-capitania-dos-portos-em-laguna

- Instituto Boto Flipper www.facebook.com/institutobotoflipper