As coletas realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) seguem as normas da Resolução Conama nº 274/2000 (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias 5 (cinco) semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.

Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.

As coletas são realizadas sempre no período matutino. Durante a alta temporada, de novembro a março, a pesquisa é realizada todas as semanas. De abril a outubro, o monitoramento ocorre mensalmente.

 

AUMENTO DA FREQUÊNCIA NA TEMPORADA 2022/2023

No dia 23 de janeiro, um Termo de Cooperação foi firmado entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para ampliar o número de coletas em 82 pontos nas principais praias do Litoral Catarinense. Conforme o Termo de Cooperação, o aumento de frequência será válido até o dia até 31 de março e tem o objetivo de levar uma resposta mais precisa e rápida das condições sanitárias desses pontos à população.

pdf Termo de Cooperação n 001 2023 (930 KB)