O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão que substitui a Fatma, realiza no dia 09 de maio, às 19h, em Bom Jardim da Serra, Audiência Pública para apresentar e debater junto à comunidade o projeto do Complexo de Geração Eólica Cânion do Funil. No encontro será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) que resume o Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

Além dos documentos, a audiência pública também faz parte do processo de licenciamento. É neste momento que técnicos e responsáveis pelo projeto podem expor o empreendimento e esclarecer as dúvidas da comunidade. “Este é um canal direto no qual a população pode questionar e fazer sugestões diretamente para o empreendedor e para o IMA”, enfatiza o presidente do Instituto, Alexandre Waltrick Rates.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um diagnóstico detalhado das condições ambientais da área de influência do projeto antes da sua execução, e apresenta avaliação dos meios biótico, socioeconômico e físico. O estudo é exigido por lei e deve abordar a análise das conseqüências da implantação e da não implantação do projeto, considerando os impactos positivos e negativos, as medidas mitigadoras e compensatórias e as formas de acompanhamento e monitoramento de programas ambientais. O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) sintetiza em linguagem acessível as conclusões ambientais, sociais e econômicas do EIA.

Antes da audiência a comunidade pode consultar o RIMA. O documento está à disposição na Biblioteca da FATMA, na Rua Felipe Schmidt, 485, Centro, Florianópolis, SC; Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra: Rua Manoel Cecílio Ribeiro, 68, Centro; Câmara de Vereadores de Bom Jardim da Serra: Rua Prudente Luiz Vieira, 104, Centro; EEB Adolfo José Martins: Rua Ranier Cassetari, 47, Centro, Bom Jardim da Serra; Prefeitura Municipal de Lauro Muller: Rua Walter Veterli, 239, Centro; Câmara de Vereadores de Lauro Muller: Rua Genovêncio Bittencourt, 217, Centro; Escola Municipal Walter Holthausen: Rua Valter Veterli, 727, Centro, Lauro Muller; e no site da FATMA www.fatma.sc.gov.br/conteudo/consulta-eia-rima.

Saiba mais:

Audiência Pública do Complexo de Geração Eólica Cânion do Funil em Bom Jardim da Serra

Data: 09/05/2018

Local: Clube Bom Jardinense