O Parque Estadual das Araucárias, localizado no município de São Domingos, no Oeste do Estado, recebe nesta terça-feira, 10 de abril, o evento Unidades de Conservação e a Preservação da Mata Atlântica. Promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina, o encontro tem como objetivo a criação do Plano Diretor Municipal da Mata Atlântica e o Reurb – Reutilização Fundiária Urbana.

O evento contou com a presença de representantes de diversas cidades como Florianópolis, Vargeão, Ouro Verde, Abelardo Luz, Xanxerê, Chapecó, Ipuaçu, Bom Jesus, Concórdia e Lajeado Grande.

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – ou simplesmente Plano Municipal da Mata Atlântica – é um instrumento de integração e de inclusão da questão ambiental ao sistema de planejamento das administrações municipais.

O Plano deve embasar as ações públicas e privadas direcionadas à conservação da Mata Atlântica existente em cada localidade e à recuperação das áreas que foram degradadas.

Para isso, a Lei Federal 11.428/2006 determina que um dos principais objetivos do Plano é a indicação de estratégias e ações a serem adotadas, por meio de programas e projetos específicos.

Parque Estadual das Araucárias

Localizado em São Domingos, na Bacia do Rio Chapecó, o Parque Estadual das Araucárias, em uma área de 612 hectares, é exclusivamente coberto por floresta ombrófila. É importante ressaltar a ocorrência de duas espécies em extinção, a araucária angustifólia (araucária) e dicksonia sellowiana (xaxim). Dentro do Parque encontra-se o Rio Jacutinga, afluente do Rio Bonito. Além de ser um importante afluente do Rio Chapecó, é responsável pelo abastecimento de água do município de São Domingos. O Parque Estadual das Araucárias é a primeira unidade de conservação de araucárias sob a responsabilidade do Governo do Estado de Santa Catarina.