• Dengue

Praias, lagoas, rios. Vales, montes, florestas. Parques, reservas, corredores ecológicos. Em cada canto, em todas as regiões de Santa Catarina há beleza, riqueza, há diversidade, há vida. De norte e sul, leste a oeste, do centro do litoral, a biodiversidade está representada em cada uma das centenas de espécies que compõem a fauna e a flora catarinenses.

Segundo o Programa Reflora, em Santa Catarina foram registradas cerca de 5.600 espécies vegetais. Há ainda 600 espécies de aves, cerca de 150 espécies de mamíferos, 140 denominações sistemáticas de anfíbios e aproximadamente 1.150 designações taxonômicas de espécies de borboletas e mariposas.

O Estado de Santa Catarina é uma das partes de um grande e diverso conjunto que faz do Brasil o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, são mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência.

Por isso, o Brasil e Santa Catarina têm milhares de motivos para comemorar nesta terça-feira, 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade. Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data se repete ano após ano com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância e necessidade da preservação da diversidade de vida existente em todo o mundo.

A preservação desta biodiversidade é a missão principal do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) que é o responsável pela gestão de 10 Unidades de Conservação: Parque Estadual Acaraí, Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Parque Estadual da Serra Furada, Parque Estadual das Araucárias, Parque Estadual Fritz Plaumann, Parque Estadual Rio Canoas, Parque Estadual do Rio Vermelho, Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, Reserva Biológica Estadual da Canela Preta e Reserva Biológica Estadual do Aguaí.

Além da gestão e manutenção das Unidades de Conservação, o IMA, antiga Fatma, há mais de 40 anos executa ações como estudos e programas ambientais, fiscalização, licenciamentos, entre outros, com o objetivo de garantir a preservação de um dos principais patrimônios de Santa Catarina, o meio ambiente.

Foto: Antônio Carlos Mafalda/ Mafalda Press