• Dengue

A cada quatro anos é a mesma coisa, o verde, amarelo e azul invadem o Brasil, em alusão à Copa. A nação inteira se veste, colore, pinta, para demonstrar paixão e torcida pelo futebol cinco vezes melhor do mundo.  

A cada quatro anos é a mesma coisa, o verde, amarelo e azul tomam conta das ruas, pintam os rostos, ditam o tom das roupas, enfeitam o comércio, tornam-se sinônimo de amor e orgulho.

A cada quatro anos é a mesma coisa, por causa do futebol, o Brasil abraça e é abraçado pelas cores que representam a nação, que são a cara deste país, que refletem o que temos de melhor.

Seja a cada quatro anos ou a cada vez que o Brasil e suas cores entram em campo, seja no futebol ou em qualquer esporte, nossas florestas, nossa biodiversidade, nossos rios e mares, entram junto.

A cada vez que, orgulhosos, tremulamos ou exibimos a bandeira do Brasil, é a riqueza composta pelo azul do nosso céu e águas, e pelo verde das nossas matas que ostentamos. A cada vez que nos vestimos com as cores deste país, vestimos também cada espécie de planta e de animal, cada gota de água, cada uma das incontáveis belezas naturais do Brasil.

A cada vez que, extasiados, entoamos o Hino Nacional Brasileiro é também ao nosso meio ambiente que cantamos. Dos lindos campos com mais flores aos bosques que têm mais vida, o Brasil é mais gigante pela sua natureza.

E nem é preciso esperar quatro anos. Afinal, as verdadeiras cores deste país nos circundam, colorem e surpreendem dia após dia. Basta olhar ao redor para ser arrebatado pelo verde das nossas matas, campos, mangues, reservas, ou pelo azul dos nossos mares, rios, cachoeiras, lagos e lagoas.

Não a cada quatro anos, mas todos os dias e noites é a mesma coisa, o verde, o amarelo e o azul estão por toda a parte, basta apenas visualizar e valorizar. O meio ambiente que contorna o Brasil faz dele um campeão, o país com a maior biodiversidade do mundo.

Então, não precisamos de Copa para comemorar. Nós somos o verde do gramado, nós já temos a riqueza da taça. Somos mais que Penta, sempre fomos e, se preservarmos, seremos para sempre o país da natureza.

Mas, somos também o país do futebol. E a torcida é para que, assim como na biodiversidade, o Brasil volte a ser o primeiro. Que a cada nova partida, os jogadores sejam como as florestas, fortes e resistentes, façam como as águas que driblam com maestria as adversidades e os adversários, e assim como o céu, irradiem suas estrelas e tragam mais uma para o nosso país.

Que a cada quatro anos o Brasil fique ainda mais colorido, mas que todos os dias possamos cuidar, preservar e valorizar o meio ambiente para que o verde, amarelo e azul sejam sempre as cores desta nação. E que cada vez mais a população entenda e se convença da importância de conservação das nossas matas, águas e céus, que são os verdadeiros motivos de sermos o número 1 do mundo.  

Imagem retirada do site https://saraiurrutia.com/tag/niemeyer/