• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o Relatório de Balneabilidade referente a coletas realizadas entre os dias 24 a 28 de setembro de 2018. De acordo com as análises, 80,5% dos pontos verificados estão próprios para banho no litoral catarinense.

As amostras e ensaios são efetuados em 215 pontos, justamente aqueles que apresentam maior risco de poluição. Em comparação a relatório divulgado em agosto, 06 pontos passaram da condição de impróprio para próprio (sendo 02 em Florianópolis, 02 em Balneário Camboriú, 01 em Penha e 01 em Barra Velha) e 01 de próprio para impróprio (o ponto 04, na praia de Navegantes).

Em Florianópolis dos 75 pontos analisados, 61 estão aptos para banho, o que totaliza 81,3%. Dos outros 140 pontos do litoral catarinense, em 112 se recomenda o mergulho.

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.

O Relatório de Balneabilidade indica a qualidade da água para banho de mar no litoral catarinense e é divulgado semanalmente de novembro a março e mensamente de abril a outubro, sempre na última sexta-feira de cada mês. O IMA recomenda que os banhistas consultem, sempre que necessário, o relatório online em www.ima.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.