• Dengue

O mesmo verde que cobre as florestas, parques, reservas. Que dá tom a rios, lagos e oceanos. Que repousa sobre campos e gramados. Este verde que representa a natureza é também a cor que simboliza a esperança, a liberdade, a saúde, a vida. A cor está associada ainda ao que é permitido, ao que é legal, e correto. Foi este verde que invadiu várias cidades catarinenses no dia 10 de agosto, durante o Dia J Ambiental, data em que os responsáveis pelas Unidades de Conservação, em parceria com outras entidades, demonstraram o verdadeiro Jeito Catarinense.

Realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, por meio dos responsáveis pelas Unidades de Conservação Estaduais, em parceria com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, além de apoio de outros órgãos municipais, o Dia J Ambiental ocorreu como uma das ações integrantes da campanha Jeito Catarinense.

Idealizada e promovida pela Acaert, a ação tem como base a cartilha dividida em quatro capítulos: O Jeito correto de tratar as pessoas, O Jeito correto de tratar a natureza, O Jeito correto de andar no trânsito e O Jeito correto de tratar a saúde. O Dia J Ambiental enfatizou o segundo capítulo, com a experiência dos colaboradores do Instituto do Meio Ambiente e das entidades parceiras.

Assim, Parques, praças, escolas, ruas, comércio foram tomados pelas ações que tiveram o dia 10 de agosto como marco. Mas, em algumas cidades a mobilização aconteceu mais cedo. Em Campos Novos o evento foi realizado na quarta-feira e quinta-feira, dias 08 e 09, e repercutiu de forma positiva entre os estudantes. Para além dos muros das escolas, o Dia J chegou a toda a população. De casa em casa, loja em loja, os alunos foram passando e deixando um rastro de conscientização ambiental. Além disso, foram realizadas palestras sobre o Parque Rio Canoas e o Jeito Certo para quem convive próximo à Unidade de Conservação.

Na quinta-feira, dia 09 de agosto, foi a vez de São Domingos se colorir com o verde do Dia J. A quadra coberta da Praça Germano Griss ficou pequena para as cerca de 500 crianças e adolescentes que foram até o local conferir as atividades. Lá receberam os cartões verde e amarelo que indicam o jeito certo e errado de fazer as coisas, respectivamente, e participaram de oficinas sobre como tratar a natureza e de como realizar ações que fazem a diferença para a preservação ambiental.

A iniciativa foi realizada pelo Parque Estadual das Araucárias, Redes estadual e municipal de ensino, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Associação de Proteção aos Animais, Conselho Tutelar, Auto Escola Central e Polícia Militar Ambiental.

10 de agosto – Dia J Ambiental

Na sexta-feira, Dia J Ambiental, a ação ocorreu simultaneamente nos municípios de Criciúma, Florianópolis, Concórdia, Grão-Pará , Galvão, entre outros.

Em Galvão, a programação aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com palestra sobre a campanha Jeito Catarinense para alunos da rede municipal e estadual de ensino com idade entre 07 a 12 anos. As crianças receberam ainda informações sobre o Parque Estadual das Araucárias. O evento foi promovido pelos responsáveis do Parque Estadual das Araucárias, com apoio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde e da Polícia Militar.

Em Concórdia, o dia ensolarado foi uma atração a mais do Dia J Ambiental que aconteceu na Praça Dogello Goss, movimentando toda a cidade. O palco recebeu diversas atrações, entre elas um personagem que interagia com as pessoas, fazendo perguntas relacionadas ao meio ambiente. A programação incluiu ainda apresentações musicais, poesia, exibição de vídeos, além da entrega do cartão verde e amarelo. A Polícia Militar Ambiental também esteve presente com os protetores ambientais, e a Fundema participou com o programa Lixo Zero.

No oeste, o Dia J foi realizado pelo Parque Estadual Fritz Plaumann, com apoio do Consórcio Lambari, Escola Estadual Francisco Bagatini, Escola Educação Básica Walter Fontana, Escola Educação Básica João Batista de La Salle, Polícia Ambiental, Fundema, Consórcio Itá e Casa da Cultura.

Em Criciúma, cerca de 400 crianças de 08 a 12 anos de idade de 12 escolas municipais passaram pelo Parque das Nações e aproveitaram as diversas atrações como orientações sobre educação no trânsito, exposição de fotos da fauna e da flora, conversas sobre observação de aves, apresentação da orquestra do Bairro da Juventude, além de entrega do material da campanha.

No sul do estado a ação foi executada pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí, com parceria Bairro da Juventude, Famcri, Instituto Felinos do Aguaí, Instituto Alouatta, Fotografia Júnior, Departamento de Trânsito de Criciúma, Secretaria Municipal de Educação.

Em Grão-Pará, o Parque Estadual da Serra Furada com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Grão-Pará, CDL e Secretaria de Educação Municipal, programou diversas atividades para conscientizar os pequenos sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Quem passou pelo Parque pode aproveitar atrações como brincadeiras com a temática ambiental, produção de bomba de sementes, mostra de fotografia, projeto Recicla Grão-Pará, entrega de mudas e, claro, cartões verde e amarelo.

Em Florianópolis, a Escola Básica Maria Conceição Nunes, em Canasvieiras, ficou mais colorida com a campanha. Responsáveis pelo Parque Estadual do Rio Vermelho em conjunto com a Polícia Militar Ambiental realizaram a ação que levou a natureza para a sala de aula e a sala de aula diretamente para o meio ambiente. Além das informações na escola, foi realizada ainda ação de limpeza de praia no Parque Estadual do Rio Vermelho com a colaboração de diversos voluntários.

O Dia J, ação pioneira e inovadora em Santa Catarina, realizada pela primeira vez pelo IMA, foi possível graças à dedicação e paixão de cada colaborador, especialmente, gestores das Unidades de Conservação. Surgiu de uma ideia, foi abraçada por um grupo e chegou a centenas de pessoas e lares. Um dia, um marco, com reflexos para o futuro. Assim, cidade a cidade, de cartão em cartão, o IMA, por meio das UCs, demonstrou o quanto é fácil e bonito fazer a coisa certa.  Para todos os envolvidos, o IMA entrega o maior e mais grato CARTÃO VERDE.