• Dengue

Santa Catarina terá mais uma opção de lazer em meio à natureza, o Parque Estadual Rio Canoas, em Campos Novos, que estará aberto à visitação a partir do dia 23 de novembro. Na área de aproximadamente 1.200 mil hectares, quatro trilhas ecológicas e muitas belezas naturais serão as atrações de moradores e turistas. A visitação será gratuita.

Criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004, o Parque é uma unidade de conservação da floresta ombrófila mista ou floresta de araucária que, até então, era restrito à realização de pesquisas científicas ou a visitas de grupos de estudantes. Isso para garantir a regeneração natural da vegetação.

Com a área bastante recuperada, o Parque abre agora para visitação de toda a comunidade. A princípio, o local vai oferecer duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). Mas, já estão em fase de implantação outras duas, a Trilha do Mirante do Lago (6.500 metros de extensão) e a trilha do Lajeado do Roberto (3.400 metros) que tem como principal atração a cachoeira de mesmo nome.

O Parque estará aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, é necessário agendamento prévio.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com cogestão da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Grimpeiro. Para maiores informações sobre a inauguração ou sobre visitação basta entrar em contato pelo telefone (49) 99836-4969 e/ou pelo e-mail grimpeiro.paerc@gmail.com.br.

O Parque Rio Canoas

Boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada nessa área, localizada em Campos Novos. Além de proteger a Floresta da Araucária, a área também serve de abrigo para o xaxim e animais como urubu-rei, pica-pau, gato-do-mato e alguns veados. A paisagem é formada por paredões rochosos e cânions onde nascem araucárias, samambaias e até cactos.

A área do parque foi adquirida pela Campos Novos Energia S.A. - Enercan e doada ao Governo do Estado de Santa Catarina como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico de Campos Novos na Bacia Hidrelétrica do Rio Canoas.