• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório nº 12 da temporada 2018-2019 referente a coletas realizadas de 18 a 22 de fevereiro de 2019. De acordo com os resultados, 62% dos pontos analisados estão próprios para banho. A pesquisa analisa 229 locais nos 500 quilômetros da costa catarinense.

Destes, 85 estão em Florianópolis que apresenta 72,9% dos pontos adequados para banho de mar. No restante do litoral, das 144 coletas, em 80 recomenda-se o mergulho. Em relação ao relatório anterior, 17 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 05 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA alerta os banhistas para situação das placas que, frequentemente, são danificadas, vandalizadas, queimadas e até excluídas do local onde foram implantadas para informar a condição do ponto amostrado. Em caso de dúvidas, o recomendado é a consulta no site balneabilidade.ima.sc.gov.br.

O IMA orienta ainda que moradores e turistas evitem o banho de mar por até 24 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações.