• Dengue

O presidente e servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) visitaram nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, o novo terminal do Aeroporto de Florianópolis. Para a realização das obras foram necessárias as Licenças Ambientais Prévia e de Instalação emitidas pelo IMA.

Durante o encontro, representantes da Floripa Airport destacaram as diretrizes e objetivos do projeto, apresentaram dados sobre os trabalhos já executados e infraestrutura utilizada até então e sobre os programas e ações voltadas à preservação do meio ambiente.

Com inauguração prevista para outubro de 2019, a nova estrutura está com 60% das obras concluídas.  Com 49 mil metros quadrados, quatro vezes maior que o atual terminal, ampliação da pista para 2,4 mil metros e 14 portões de embarque, sendo três internacionais, o novo aeroporto terá 47% a mais de capacidade para pousos e decolagens e para receber 8 milhões de passageiros por ano.

Em relação aos programas ambientais, além dos determinados pelo IMA para a emissão das licenças, o Floripa Airport executa outros projetos no intuito de reduzir os impactos gerados pelas obras e construir uma nova conscientização de todos os colaboradores com relação à conservação dos recursos naturais.

Neste sentido, destaca-se o programa de gerenciamento de resíduos. Das 303 mil toneladas de resíduos sólidos gerados no atual terminal em 2018, 43% foram encaminhados para reciclagem. Outros materiais, como isopor e embalagens metalizadas, também ganharam nova destinação, deixando de ir parar nos aterros.

Para o gerenciamento de risco da fauna foram desenvolvidos programas inovadores como com utilização de equipamentos a laser e experimento com rede de nylon que possibilitaram o afugentamento das espécies, principalmente quero-quero, uma das aves que mais colidem com aeronaves no Brasil. Os demais animais encontrados são devolvidos à natureza ou encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Parque Estadual do Rio Vermelho.

O planejamento para o novo terminal é audacioso no âmbito ambiental. O objetivo é tornar o terminal de Florianópolis o primeiro aeroporto lixo zero e um dos mais sustentáveis do Brasil. Para isso, tem como metas a redução dos resíduos sólidos, estímulo a clientes e parceiros para o desenvolvimento de ações e comportamento sustentáveis, utilização de embalagens ecoficientes, uso de forma equilibrada dos recursos naturais com implementação de sistema de reaproveitamento de água de chuva e iluminação em LED, jardins internos e vidros especiais para climatização natural e redução do consumo de energia.

Além das ações internas, desenvolvidas com a contribuição de todos os envolvidos no aeroporto, a intenção é fazer com que os usuários também construam a conscientização com relação aos cuidados com o meio ambiente, estimulando a mudança de hábitos, a substituição de materiais, entre outros.

O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, destacou que não apenas  o cumprimento dos programas determinados pelo IMA é fundamental, mas que esse planejamento para o futuro do aeroporto é imprescindível para a construção de uma estrutura que atenda com mais qualidade não somente os passageiros, mas que seja aliado do meio ambiente. “O Floripa Airport, além da grandiosidade da obra que certamente vai trazer significativos avanços para toda a região de Florianópolis, torna-se exemplo de como conciliar desenvolvimento e sustentabilidade”.