O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) inaugurou na quinta-feira, 21 de março, a Sede Administrativa da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. Autoridades, parceiros da Unidade e a comunidade do entorno participaram da solenidade, marcada pela abertura oficial da casa que será, a partir de agora, abrigo para pesquisadores, Polícia Militar Ambiental e demais projetos que tiverem como foco a proteção do meio ambiente.

A Reserva, uma das 10 Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo IMA, protege uma área de 7.672 hectares de Mata Atlântica e abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Bom Jardim da Serra. Localizada dentro das instalações da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, após Termo de Comodato do IMA com a Casan, a obra iniciou em março de 2017 e teve um custo total de R$ 246.175,86. Com salas para setor administrativo, alojamentos, cozinha e banheiro, o local vai receber pesquisadores e ambientalistas para atuar na Unidade de Conservação.

O coordenador da Reserva, Joel Casagrande, destacou que agora os pesquisadores e demais projetos terão apoio para estar na Reserva, realizar as pesquisas e voltar para um lugar confortável e aconchegante. “A casa é nossa”, destacou. Durante a solenidade o chefe da Unidade ressaltou ainda a importância de projetos do entorno como Instituto Felinos do Aguaí, Instituto Alouatta, Fazenda São Francisco e tantos outros que atuam com ações de educação ambiental e são fundamentais para garantir a conservação da natureza.

O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, tenente coronel Ricardo Cordeiro Comelli, enfatizou que a Reserva do Aguaí, que já tem uma proteção natural devido às características geológicas, ganha ainda mais reforço. “A casa vai servir não só como base para a PMA, mas por meio das pesquisas vai expandir o nosso entendimento sobre a Rebio”.

O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, agradeceu todos os parceiros da Rebio e afirmou que o órgão ambiental catarinense vai fortalecer cada vez mais as Unidades de Conservação, áreas que protegem e abrigam o maior patrimônio do Estado. “Temos a consciência que nestas áreas está a vida de Santa Catarina. É nestes espaços que nasce o nosso respirar, que existe o subsídio para o nosso existir, que vive o nosso presente e futuro”.

Por se tratar de Reserva Biológica, caracterizada pela proteção integral da área, não é permitido acesso público. A visitação é autorizada a pesquisas científicas e projetos de educação ambiental.

A Reserva

O IMA administra 10 Unidades de Conservação Estaduais. Destas, três são Reservas Biológicas e sete caracterizados como Parques. Entre as Reservas está o Aguaí criado em 1º de julho de 1983, por meio do Decreto nº 19.635, em uma área de 7.672 hectares.

Inserida no Bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados em todo o mundo, a criação da Reserva justificou-se pelo seu relevo acidentado, a presença de diversos canyons, pela riqueza de ecossistemas e pela grande variedade de espécies de plantas e animais que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade.

A Rebio do Aguaí é extremamente importante para a manutenção dos recursos hídricos da região sul do Estado de Santa Catarina, principalmente para as cidades abrangidas pela Bacia Carbonífera, uma vez que dois terços dos cursos d’agua desta região estão seriamente comprometidos devido à poluição da exploração do carvão mineral. Alguns rios que nascem na ReBio do Aguaí são ainda formadores da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, na qual está localizada a barragem do Rio São Bento.

As majestosas esculturas geológicas, a imponência das montanhas, escarpas e chapadas, assim como os magníficos canyons e as belas cachoeiras, são também um importante testemunho da história geológica do Brasil, podendo gerar oportunidades para alavancar a economia de toda a região por meio da ampliação e desenvolvimento do ecoturismo no entorno da Rebio.