• Dengue

Entre São Domingos e Galvão, no oeste catarinense, em uma área de 612 hectares, com muito verde, muitas espécies animais e vegetais, uma rica biodiversidade e uma infinidade de encantos, está o Parque Estadual das Araucárias que durante a Semana do Meio Ambiente vai comemorar a data com a visitação de alunos de escolas da região. O Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado em 05 de junho, é um alerta para todo o planeta sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

E nas Unidades de Conservação, como o Parque Estadual das Araucárias, este alerta vem em forma de aprendizado. E o aprendizado ocorre ao transformar a natureza em sala de aula e fazer dos ensinamentos, práticas cotidianas que são fundamentais para cuidar e preservar o meio ambiente.

Desta forma, o Parque vai receber de 05 a 09 de junho centenas de estudantes. Os primeiros, no dia 05, são os alunos da Escola Anacleto Damiani, de Abelardo Luz. No dia 07, ocorre visitação de alunos da Escola Gomes Carneiro, de Xaxim. Os visitantes vão percorrer as trilhas do Parque, participar de atividades de educação ambiental, e plantar mudas de árvores nativas e araucárias.

Além disso, todos que visitarem o Parque de 05 a 09 de junho vão receber mudas de árvores. O Parque Estadual das Araucárias está aberto para visitação de quartas a domingos e oferece uma série de atrativos e muita beleza natural. São três trilhas ecológicas, a Trilha do Mirante das Araucárias, a Trilha da Cascata e a Trilha da Corredeira do Rio Araçá.

Conta ainda com infraestrutura para o recebimento de visitantes (centro de visitantes, sala de ambientação), eventos (auditório e espaço aberto) e local para o alojamento de pesquisadores. A visitação é gratuita.