O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participou nesta quinta-feira, 25 de julho, em Crici√ļma, do ROTASC ‚Äď Inova√ß√£o √© nosso combust√≠vel, evento de empreendedorismo, inova√ß√£o, sustentabilidade, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econ√īmico Sustent√°vel e que tem por finalidade levar o √≥rg√£o para todas as regi√Ķes catarinenses por meio do di√°logo e da troca de conhecimentos, demandas e experi√™ncias.

Na abertura do evento, o secret√°rio de Desenvolvimento Econ√īmico Sustent√°vel de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, destacou que a inova√ß√£o √© prioridade desta gest√£o . ‚ÄúQueremos deixar Santa Catarina como um estado inovador, como um estado Vale do Sil√≠cio. Hoje Florian√≥polis √© a refer√™ncia, mas o objetivo √© que todas as regi√Ķes catarinenses tenham centros de inova√ß√£o e sejam destaque no pa√≠s‚ÄĚ.

O IMA esteve presente por meio do diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, F√°bio Castagna da Silva, que discorreu sobre o processo de licenciamento, com destaque para a Licen√ßa Ambiental por Ades√£o e Compromisso (LAC). Lan√ßada em agosto de 2018, totalmente online e inovadora, tem por finalidade agilizar e desburocratizar os procedimentos, facilitando a emiss√£o das autoriza√ß√Ķes, desde que atendidas todas as exig√™ncias e apresentada documenta√ß√£o obrigat√≥ria.

A princ√≠pio, esta modalidade de licenciamento est√° dispon√≠vel para a avicultura, mas em breve deve estar aberta tamb√©m para outras atividades. ‚ÄúA inova√ß√£o √© o combust√≠vel do IMA e √© assim que queremos encarar este desafio da crescente necessidade de licenciamento‚ÄĚ.

O encontro reuniu representantes de prefeituras da regi√£o e demais √≥rg√£os p√ļblicos, universidades e a popula√ß√£o em geral que pode conhecer melhor e mais de perto como funcionam a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econ√īmico Sustent√°vel e as autarquias e funda√ß√Ķes vinculadas como IMA, Fapesc e Inmetro.

O primeiro ROTASC - inova√ß√£o √© nosso combust√≠vel foi uma realiza√ß√£o da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em parceria com a Associa√ß√£o dos Munic√≠pios da Regi√£o Carbon√≠fera (Amrec), a Associa√ß√£o dos Munic√≠pios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e a Associa√ß√£o Munic√≠pios Regi√£o de Laguna (Amurel).