O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) avança mais uma etapa para a customização do sistema do CAR, o Cadastro Ambiental Rural, fundamental para regularizar a situação das propriedades rurais perante a lei, o que possibilita benefícios como redução de multas e  liberação de créditos rurais. O desenvolvimento do sistema entra na reta final com cerca de 70% concluído.

Para isso, a equipe do IMA e da Universidade de Lavras, de Minas Gerais, contratada para desenvolver o sistema, atuam em parceria. Durante os dias 20 a 23 de agosto, na sede do Instituto, em Florianópolis, o grupo trabalhou nas etapas de análise dinamizada, retificação automática e PRA, bem como discussão da estratégia de treinamento para utilização do sistema pelos analistas.

A customização é necessária porque o sistema nacional não atende às características de Santa Catarina. A plataforma exclusiva é construída de acordo com as especificidades do estado. Contém informações como banco de dados com imagens de alta resolução, refinamento da base hidrográfica estadual, dados das unidades de conservação estaduais e municipais, terras indígenas, entre outros. O sistema começou a ser desenvolvido em março de 2019 e deve encerrar em setembro.

Com o sistema concluído, o IMA vai iniciar o processo de análise dos cadastros. O que deve ocorrer de forma automática e, consequentemente, mais rápida. O Serviço Florestal Brasileiro selecionou os estados do Pará e de Santa Catarina para participar do projeto piloto da análise dinamizada do CAR. Desta forma, o sistema customizado do IMA será integrado ao sistema dinamizado, o que vai possibilitar maior agilidade na análise dos cadastros, sem afetar a qualidade e segurança da verificação.  Todo crédito rural vai ser liberado a partir desta análise do CAR.

CAR

CAR é o cadastro ambiental rural, todas as propriedades rurais precisam cadastrar as Apps, reserva legal, remanescentes florestais, áreas consolidadas existentes em suas propriedades. As áreas a serem recuperadas também serão cadastradas e os proprietários terão um tempo para fazer a recuperação, em contrapartida, as propriedades que estão cadastradas e que aderiram ao programa de regularização ambiental (PRA), terão acesso a créditos bancários rurais e diminuição de multas.