• Dengue

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro comemora 44 anos de existência neste fim de semana. Apesar do ano difícil com consecutivos incêndios, o Parque tem muito a festejar. Com 84.130 hectares, é a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina. Abrange oito municípios, o que representa 1% do território catarinense, e abriga uma imensa e rica biodiversidade, apresentando cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no estado.

Criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, o Parque tem por objetivo proteger a biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do sul do estado.

Para comemorar este precioso patrimônio natural, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da coordenação do Parque e do Instituto Çarakura, realizam uma extensa programação neste sábado e domingo, 02 e 03 de novembro. A intenção é presentear a população com diversas atrações em meio à natureza.

As atividades começam às 9h30 de sábado, 02 de novembro, e incluem tai chi chuan, alongamento, pilates, massoterapia, oficina de sementes, oficina de paisagens sonoras, trilhas sensitivas com a equipe da UDESC, performance teatral “O Coração da Mãe”, laboratório Tabuleiro em Cena e Choro das Matas.

No domingo, a programação também inicia às 9h30 e segue até 15h com yoga, vivência em Comunicação Não Violenta, trilha sensitiva, oficina de monitoramento da Restauração e oficina Herbário. As atrações encerram com a apresentação das Borboletas Acrobatas. Nos dois dias comemorativos haverá ainda feira comunitária com produtos locais, artesanato, alimentação saudável e produtos orgânicos.

As atividades são voltadas para toda a família e são gratuitas. Uma excelente oportunidade para presentear a natureza e brindar o dia em um dos ambientes mais belos e preservados de Santa Catarina.

O Parque

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

O nome da Unidade de Conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. No litoral, sob forte influência marítima, são encontradas as formações de restinga e manguezal. A Floresta Ombrófila Densa, riquíssima em plantas epífitas, cobre as serras e ocupa a maior parte da área do Parque. Nas encostas superiores da serra, envolta em neblina formada pela condensação da umidade que chega do mar, aparece a matinha nebular. Nas partes mais altas do Parque se faz presente a Floresta Ombrofila Mista (Floresta com Araucárias) e os campos de altitudes. Cada ecossistema tem sua fauna e flora características, assim como suas espécies dominantes. As ilhas costeiras que fazem parte da unidade também apresentam suas singularidades.

Dentro da área do Parque, no município de Palhoça, está a Baixada do Maciambu. Essa planície, que comporta uma das mais expressivas paisagens de restinga do litoral brasileiro, é formada por cordões arenosos na forma de semicículos, resultantes das oscilações do nível do mar durante milhares de anos. A região e considerada, por isso, importante monumento geológico.

Por suas características, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é um campo de pesquisas incomparável. Localizado próximo a grandes centros urbanos, possui um enorme potencial de lazer, associando o turismo ecológico à educação ambiental.

O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambu. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas, onde o público pode ter contato com espécies nativas. O Parque possui anda dois centros temáticos na sede dos municípios de Imarui e de São Bonifácio.

Mas, além da infraestrutura física, o principal atrativo são as riquezas naturais. A imensidão de espécies e vegetação praticamente intocáveis tornam a Serra do Tabuleiro um dos principais tesouros catarinenses.

 

Como chegar ao Parque

Endereço: Rodovia BR 101, Km 238 tem um viaduto próximo ao Posto Maciambú. Tem que cruzar em direção ao litoras e andar uns 500 metros, vai encontrar o portão de entrada. Segue pela estradinha interna até o estacionamento