• Dengue

2019 já chegou com novidades nas praias. Em janeiro o IMA anunciou o acréscimo de 10 pontos de pesquisa de balneabilidade em Florianópolis, totalizando 229 em todo o litoral catarinense.

Outra novidade lançada no começo do ano foi o site do IMA. Com layout mais moderno, o portal foi construído de acordo com sugestões dos servidores e usuários.

Em fevereiro, ao completar dois meses no ar, o site de balneabilidade chegou a 100 mil acessos, de usuários de todo o país e até do estrangeiro.

Também em fevereiro quem já estava se preparando para receber turistas do Brasil e do exterior era o novo terminal do aeroporto de Florianópolis. Mas antes dos voos pousou nesta pista a equipe do IMA, que licenciou o empreendimento.

Do céu para a terra. Em março, o IMA inaugurou a sede da Reserva Biológica Estadual do Aguaí que servirá de apoio para pesquisadores e ambientalistas que atuam na Unidade de Conservação.

Da terra para a água. De forma pioneira no país, o IMA lançou o Laboratório Móvel que vai percorrer o estado, especialmente as Unidades de Conservação para pesquisar e analisar a qualidade da água, da nascente à foz.

Por falar em água e em pesquisa, o IMA firmou Termo de Cooperação com a ALASC para o desenvolvimento de sistema para a gestão dos programas de monitoramento ambiental para permitir o controle da água, do ar e do solo de Santa Catarina.

A gestão também é o foco do Programa IMA em Movimento que busca o aperfeiçoamento, a transparência e a eficiência do órgão ambiental. Em movimento, o IMA percorreu algumas Coordenadorias Regionais, realizando encontros e atividades em Lages, Mafra, Canoinhas, Chapecó.

E assim, sem parar, foi que o IMA chegou também nas escolas por meio do Prêmio IMA de Educação Ambiental, realizado pela primeira vez em 2019. O prêmio é uma forma de reconhecer e agradecer as escolas por elaborarem projetos que visam a preservação da nossa natureza.

Falando nisso, você sabia que o mamífero mais raro do planeta vive em Santa Catarina? É isso mesmo. O preá-de-moleques-do-sul é uma espécie que ocorre somente em uma das ilhas do Arquipélago de Moleques do Sul, que está nos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.  

Para proteger o animal, que está entre os 20 pequenos mamíferos mais ameaçados de extinção no mundo, o IMA coordena a elaboração do Plano Estadual de Conservação do preá-de-moleques-do-sul.

Outro bichinho que arranca suspiros por aqui é o pinguim. Após passar por reabilitação no CePRAM, em Florianópolis, sob os cuidados da equipe da R3 Animal, as aves são soltas e recomeçam sua longa jornada de volta à Patagônia. E a gente fica na torcida para que essas lindezas façam uma boa viagem.

Quem também conquistou o coração de muita gente foi a preguiça que ficou em tratamento no Cetas, no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. Ela é um dos três mil animais que, em média, são atendidos por ano no local. Trabalho lindo que era realizado pela R3 Animal e que desde junho é feito pelo Instituto Espaço Silvestre.

E como não amar os botos-pescadores de Laguna? Eles ganharam o apelido por cooperarem na pesca da tainha, indicando aos pescadores onde estão os cardumes. E para garantir a vida dos botos, o IMA e a Polícia Militar Ambiental, desenvolveram Plano de Ação para Conservação desta espécie.

E os animais têm outros aliados. O IMA, em parceria com o Ibama e Polícia Militar Ambiental, realizou durante este ano operações conjuntas de fiscalização de fauna ameaçada de extinção.

Por outro lado, alguns animais e plantas são não assim tão bem-vindos. Por ameaçar ou eliminar espécies nativas, o IMA realiza ações para o Controle de Espécies Exóticas Invasoras, principalmente o pinus no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Ahhhh se as exóticas fossem a única ameaça ao Parque da Serra do Tabuleiro. A maior Unidade de Conservação do Estado sofreu este ano com sucessivos incêndios que destruíram mais de 1 mil hectares da vegetação. Mas o combate ao fogo acendeu uma chama de união entre comunidade e agentes públicos. Ou seja, o Parque está ainda maior.

E este gigante somente em 2019 recebeu 5.500 visitantes cadastrados. Número que também é grande nas outras Unidades de Conservação abertas à visitação. Passaram pelos Parques Estaduais Rio Canoas, em Campos Novos, Araucárias, em São Domingos e Galvão, Fritz Plaumann, em Concórdia, e Rio Vermelho em Florianópolis, cerca de 40 mil visitantes. Mesmo sem poder receber o público por ser uma Reserva Biológica, no entorno do Aguaí atividades de educação ambiental envolveram mais de 2 mil pessoas e o Parque Estadual da Serra Furada que abre para visitação no ano que vem já registra a presença de 500 pessoas de escolas de Orleans e região.

E o Rio Canoas está voando. Inaugurou duas novas trilhas este ano e a pista de pouso, fundamental para casos de emergência.

Emergências e acidentes é o que espera evitar a equipe de fiscalização do IMA. Para aprimorar as operações, o IMA lançou o aplicativo Consulta TPP, projeto pioneiro desenvolvido para agilizar e aprimorar as vistorias realizadas nas estradas catarinenses com veículos que transportam Resíduos e Produtos Perigosos.

O setor também passa por outra inovação em 2019. Desde setembro, está disponível a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso para Transporte de Produtos Perigosos e Resíduos. Além da avicultura, esta é a segunda atividade beneficiada pela LAC. Pela nova modalidade, o empreendedor pode fazer todo o procedimento pela internet. Se apresentada a documentação necessária e atendidas todas as exigências legais, a licença é concedida digital e imediatamente.

O mesmo pode ser feito com a renovação da Licença Ambiental de Operação (LAO) para Linhas de Transmissão. Com o lançamento da autodeclaratória, se tudo estiver correto, a renovação agora é concedida digital e imediatamente.

Também de forma pioneira e informatizada, Santa Catarina foi escolhida para ser um dos primeiros estados do país a automatizar a avaliação dos registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório para imóveis rurais. Além disso, o IMA realizou a customização do sistema de acordo com as características e demandas catarinenses, oferecendo ferramentas melhores para que os produtores rurais tenham mais segurança durante a inscrição. 

Plataformas digitais e inovadoras do IMA, como o Sinfat, sistema de licenciamento ambiental, e o MTR, programa que controla a movimentação de resíduos e rejeitos foram o foco do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os Governos de Santa Catarina e do Espírito Santo. Na contrapartida, o estado capixaba vai ceder ao IMA a expertise no monitoramento de qualidade do ar.

Com relação à condição da água para banho humano, o monitoramento só aumenta em Santa Catarina. Na Beira-mar Norte, em Florianópolis, agora a pesquisa é semanal e foram inseridos dois novos pontos de coletas, totalizando três na praia mais famosa de Floripa.

Outra novidade da balneabilidade são as placas. Várias praias catarinenses já receberam a nova sinalização que indica se o local está próprio ou não para mergulho. Além disso, os banhistas podem acessar o site para garantir a escolha certa neste verão. Todas as coletas e resultados seguem as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA.

Ataulizar as normas e leis é o objetivo do Grupo de Trabalho que discute e elabora proposta para o aprimoramento da legislação ambiental catarinense. Aprimorar a gestão também é o que pretende o IMA com o cumprimento das exigências da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do qual o Instituto é o primeiro órgão do Executivo Estadual a aderir. Realizado pelo Ministério do Meio Ambiente tem por finalidade estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade.

Desenvolvimento com sustentabilidade é o que leva o IMA a conceder anualmente o Prêmio Fritz Muller. Em sua 21ª edição, o maior reconhecimento ambiental do estado busca valorizar e estimular a iniciativa das organizações catarinenses para o desenvolvimento de projetos ambientais.

E quem divulga temas envolvendo o meio ambiente também leva prêmio. O Instituto realiza todos os anos, em parceria com a ENGIE, o Prêmio de Jornalismo, um dos mais concorridos. Em 2019 com número expressivo de inscrições, 123.

O IMA não apenas entrega prêmios, mas também recebe. O Instituto venceu o Prêmio DroneShow e MundoGEO Connect na categoria Geo & Drones para Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Quem também vai ganhar e muito é Santa Catarina porque IMA e Celesc firmaram Acordo de Intenções para a criação da Unidade de Conservação do Bracinho, em Schroeder e Joinville.

Em Itapema, mais de 300 aves conquistaram a liberdade. Durante operação da Polícia Civil, o IMA e a Polícia Militar Ambiental foram acionados para o resgate de 323 aves silvestres que estavam em cativeiro, vítimas do tráfico de animais. Muitas foram imediatamente soltas. E outras estão em tratamento até terem condições plenas de voltar a ser livres.

E antes de encerrar o ano, o IMA já deu um presente antecipado de Natal para os catarinenses com o lançamento do projeto Penso, Logo Destino que busca a conscientização e o envolvimento de todos para o descarte correto dos resíduos. Os cidadãos e a natureza agradecem.

2019 se vai. Mas permanecem dados importantes do órgão ambiental catarinense. O  IMA encerra o ano com índice positivo no licenciamento ambiental, finalizando mais processos do que os que são protocolados. Além de licenciar, o IMA fiscalizou, vistoriou, realizou, promoveu, monitorou, inovou, cresceu, investiu, se desafiou. 2020 está chegando e a meta é fazer ainda mais e melhor por Santa Catarina e pela natureza única que temos aqui.