• Dengue

A nova pesquisa de qualidade da água do mar para banho humano aponta que 71% dos pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho. O relatório é referente a coletas feitas entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2020 pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

Na capital catarinense, dos 87 pontos monitorados pelo IMA, 65 apresentam condições favoráveis para mergulho, o que corresponde a 74,7%. Entre os pontos na capital destacam-se os três analisados na Beira-mar Norte que voltaram à condição de impropriedade. Nas outras regiões, dos 144 locais onde há coletas, 99 estão adequados para banho. Dezenove pontos passaram da condição de próprio para impróprio e onze de impróprio para próprio.

A pesquisa de qualidade da água é realizada nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Durante a alta temporada, de novembro a março, o IMA divulga semanalmente o relatório de balneabilidade no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros. A próxima atualização ocorre no dia 21 de fevereiro.