• Dengue

fundo 9

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas entre os dias 16 a 20 de março de 2020. Segundo o resultado, 75,3% dos pontos analisados estão próprios para banho. Apesar de divulgar a pesquisa, que é um serviço de utilidade pública, o IMA, assim como os demais órgãos, recomenda que a população evite qualquer praia e fique em casa devido ao coronavírus.

Em Florianópolis, 68 dos 87 pontos analisados estão adequados para banho, o que representa 78,2%. No restante do litoral, 106 de 144 pontos averiguados estão em condições favoráveis para mergulho. Com relação ao relatório anterior, dois pontos passaram da condição de próprio para impróprio e nove passaram da condição de impróprio para próprio.

Na capital, 22 pontos da rota Norte Sul Continente não foram ensaiados, visto determinação via Decreto Governamental n° 515, de 17 de março de 2020, determinando a suspensão dos trabalhos, objetivando a não circulação e o convívio interno dos servidores. Nestes pontos foram mantidos os resultados de balneabilidade da semana passada. As próximas coletas estão suspensas e o retorno está programado, em frequência mensal, para os dias 27, 28 e 29 de abril, dependendo dos acontecimentos futuros.

A pesquisa de qualidade da água foi efetuada em 231 pontos do litoral catarinense nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O relatório e todas as informações sobre o histórico da qualidade da água do mar para banho humano podem ser acessadas em balneabilidade.ima.sc.gov.br.