chat

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) lança na próxima quarta-feira, 25 de março, mais uma ferramenta de atendimento ao público: o assistente virtual (chat on-line) para aproximar o órgão e os setores produtivos.

Durante o período de restrição de circulação e atendimento ao público, técnicos do IMA operarão o sistema em dias úteis das 13 às 17h. Todavia, o chat contará com perguntas e respostas pré-cadastradas que permitem ao usuário encontrar a solução para a maioria das dúvidas a qualquer momento. Ao fim da vigência dos Decretos que restringem o atendimento presencial, o assistente virtual permanecerá disponível com atendimento por robôs.

Devem ser abrangidos no assistente virtual os serviços do IMA que ficam prejudicados à população quanto ao atendimento presencial e telefônico, como licenciamento ambiental, fiscalização ambiental, sistema MTR, Sistema DOF, Cadastro Ambiental Rural, entre outros.

Para viabilizar a implantação de assistente virtual do IMA, é utilizada a plataforma open source live helper chat integrada ao sítio eletrônico do IMA para fins de atendimento ao público.

Protocolo digital

Outra ferramenta disponibilizada pelo IMA é o protocolo digital. O órgão criou e-mails para a sede e para cada uma das 16 Coordenadorias Regionais por onde o interessado pode encaminhar a documentação sem precisar se deslocar ao IMA. Os servidores do IMA recebem o material e o anexam ao SGPE, dando continuidade ao processo de licenciamento sem nenhum comprometimento devido ao período de restrições para combater o coronavírus. Os endereços de e-mails estão disponíveis no site do IMA.