chapeco aurora

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional de Chapecó, aprovou a concessão de duas licenças ambientais para dois empreendimentos com investimentos iniciais que ultrapassam os R$ 100 milhões de reais, além da geração de empregos e renda para toda a região do oeste. Um dos projetos aprovados vai incrementar a atividade frigorífica da unidade de Guatambú, da cooperativa Aurora Alimentos, e o outro contempla a abertura de um novo ramo econômico no Município de Xaxim, por meio da distribuição de combustíveis da empresa Rodoil.

O empreendimento da Aurora Alimentos tem como objetivo ampliar o abate de aves e cortes de 142.000 ao dia para 379.000 ao final da implantação, com expectativa de absorver cerca de 5.000 empregos diretos quando da capacidade máxima de operação. O valor estimado na operação, segundo os documentos constantes no procedimento de licenciamento ambiental, é de cerca de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais), sendo que o complexo fabril ocupará área total de 56.000 m².

Já a distribuição de combustíveis da Rodoil, no Município de Xaxim, vem inaugurar o ramo da distribuição de combustíveis (álcool, gasolina e diesel) em larga escala, contendo capacidade de armazenamento de 6.284.000 (seis milhões e duzentos e oitenta e quatro mil litros). Conforme as projeções dos documentos apresentados no procedimento administrativo, o valor estimado da obra é de R$ 13.000.000,00 (treze milhões de reais), com expectativa de faturamento de R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais) ao final do plano de operação da atividade.

Ambos os procedimentos foram analisados por equipe técnica multidisciplinar do IMA, composta por engenheiro químico, biólogo e sociólogo, compreendendo a análise dos meios físico, biótico e socioeconômico dos empreendimentos, por meio do trâmite da emissão conjunta das Licenças Ambientais Prévia e de Instalação, identificando a equipe técnica que continham os pressupostos necessários.

De acordo com a coordenadora da Regional de Chapecó, Lucimar Savaris, ainda que o momento seja de exceção, em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as atividades do IMA continuam, seja por trabalho remoto ou revezamento de escalas de forma presencial. “O IMA faz uso de ferramentas tecnológicas, superação das dificuldades do período e inovação dos próprios servidores para cumprir a importante e nobre missão de fazer convergir os interesses econômicos com a proteção ambiental e respeito à condição social do povo catarinense”.