• Dengue

car 2

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participou do VII Encontro de Implantação do CAR. A solenidade de abertura do evento virtual contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), representantes da Embaixada da Alemanha, do BNDES, Banco Mundial, Abema, Conseagri, do SFB, presidente da Embrapa, reitor da UFLA, secretários estaduais e do Distrito Federal de Agricultura e de Meio Ambiente.

O VII Encontro de Implantação do CAR é realizado anualmente com representantes dos órgãos gestores do CAR nos estados e no Distrito Federal. Este ano, o evento ocorreu por meio de videoconferência e visou traçar estratégias de implantação da plataforma da análise dinamizada dos cadastros nos estados.

Técnicos do Serviço Florestal Brasileiro dialogaram com as regiões separadamente para as adaptações necessárias em função das particularidades de cada estado e do Distrito Federal, considerando o tamanho continental do país e complexidade do processo.

O Sistema do Cadastro Ambiental Rural tem mais de 6,5 milhões de imóveis ou posses rurais inscritos, numa área de 544 milhões de hectares. Em Santa Catarina, até o momento, 347.406 imóveis estão cadastrados, o que corresponde a quase oito milhões de hectares, de um total de 9.500.000 que é a área do estado.

Esse encontro é fundamental para saber a situação de cada estado sobre a análise dinamizada. Após essa reunião o Serviço Florestal Brasileiro vai fazer uma avaliação de cada região e, na sequência, fazer a implementação da análise dinamizada, fundamental para agilizar a verificação dos cadastros e dar prosseguimento ao Programa de Regularização Ambiental.