O Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, uma das 10 Unidades de Conservação administradas pelo IMA, encerrou 2020 com um presente para a comunidade do entorno. De 23 a 29 de dezembro, a equipe do Parque visitou famílias da região e entregou 2020 mudas nativas de erva-mate, uma forma de retribuiu e agradecer a participação e apoio da comunidade para o fortalecimento da UC e para a preservação do meio ambiente.

As mudas foram produzidas pelo Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá com sementes coletadas na Zona de Amortecimento do Parque e doadas ao Parque Estadual Fritz Plaumann. Em uma ação conjunta entre Instituto do Meio Ambiente (IMA), Consórcio Itá e Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá as plantas foram entregues a 60 famílias em três comunidades do entorno: Sede Brum, Porto Brum e Linha Laudelino.

De acordo com a coordenadora do Parque, Vilmarice Soligo da Silva, a iniciativa foi uma forma de demonstrar gratidão aos vizinhos do Parque, sempre dispostos a colaborar nas atividades propostas e ajudar na preservação deste patrimônio público. “Neste momento, frente à pandemia, mesmo com o Parque fechado para atendimento, esta ação foi uma forma de estar presente, ouvir as pessoas, agradecer pela cooperação de sempre e entregar um mimo em agradecimento”.

O Parque

O Parque Estadual Fritz Plaumann (PEFP), situado em Concórdia, no oeste do Estado de Santa Catarina, tem uma área de 741 hectares. Foi criado por meio do Decreto Estadual nº 797, de 24 de setembro de 2003, como medida de compensação ambiental pelos impactos ambientais gerados pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina Itá, localizada entre os municípios de Itá/SC e Aratiba/RS, na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

O nome da Unidade de Conservação é uma homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann pelos trabalhos ambientais entomológicos desenvolvidos na região e com significativa contribuição para todo o Brasil. A floresta Estacional Decidual é uma das formações florestais mais ameaçadas do Bioma Mata Atlântica e a mais ameaçada no estado de Santa Catarina.

Nos remanescentes de florestais do Parque e de seu entorno já foram registradas 232 espécies de aves, 25 espécies de mamíferos de grande e médio porte e 35 espécies de répteis e anfíbios, muitos deles ameaçados de extinção.

Foto e informações: Consórcio Itá.