• Dengue

202102151720

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) da Linha de Transmissão LT 230 kV Rio do Sul - Indaial (C1 e C2), LT 230 kV Indaial - Gaspar, além de 2 ampliações de subestações. O empreendimento tem investimento de R$188 milhões considerando apenas as subestações que serão alvo da aprovação na CCLA, no dia 29/02/2021. No entanto, a previsão total de gastos referente ao processo IMA 1 (linhas e subestações) é de R$509 milhões. 

De responsabilidade da empresa EKTT 11 Serviços de Transmissão de Energia Elétrica SPE S.A, a implantação da Linha de Transmissão tem como objetivo melhorar a disponibilidade de energia elétrica ligada à confiabilidade do SIN da região nordeste de Santa Catarina. 

O empreendimento deverá ter extensão de 131,7 km, com previsão de instalação de 330 torres de transmissão, atravessando doze municípios no Estado de Santa Catarina, sendo eles: Apiúna, Ascurra, Ibirama, Lontras, Rio do Sul, Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rodeio, Timbó e Luiz Alves.

Com as obras concluídas, a economia da região, baseada no setor agropecuário e industrial, tende a ter maior garantia de abastecimento de energia, gerando assim mais desenvolvimento para setores importantes. 

A LAI é a segunda de três licenças ambientais necessárias, e autoriza o início das obras do empreendimento. Após a conclusão, o empreendedor deve solicitar a Licença Ambiental de Operação (LAO) para o funcionamento das linhas.