O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade do Estado. Conforme aponta a pesquisa, 142 pontos estão em condições próprias para receber banhistas, o que representa 61,5%. As coletas e amostras foram realizadas em 231 locais, entre os dias 01 e 05 de março de 2021.

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 59 apresentaram condições favoráveis para banho, o que indica 67,8%. No restante do litoral, dos 144 pontos averiguados, 83 estão próprios para mergulho e atividades de lazer, representando 57,6%. Em comparação ao relatório anterior, observa-se que 41 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e dois passaram da condição de impróprio para próprio.

Nesta semana, o IMA e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) constataram que a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, está imprópria para banho em toda extensão. Os órgãos solicitam à população e aos turistas que não mantenham contato primário com a lagoa e não recomendam o consumo de pescados provenientes da região. As instituições ambientais municipal e estadual seguem vistoriando a área e monitorando a água para identificar a causa da mortandade de peixes no local.

O IMA reforça ainda que, devido ao nível gravíssimo de coronavírus em todas as regiões do estado, recomenda-se que os banhistas evitem as praias catarinenses, evitando aglomerações.

As coletas e amostragens são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas. O resultado pode ser acessado em balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura. A próxima atualização ocorre no dia 12 de março.