• Dengue

A instalação do sistema fotovoltaico no Parque Estadual Rio Canoas gerou economia para o Estado de Santa Catarina. A Unidade de Conservação, administrada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), localizada no município de Campos Novos, apresentou resultados significativos em relação à economia de energia elétrica que passou de R$339,78 (359 kWh) para R$35,14 (43 kWh), após um mês de implantação.

A energia solar fotovoltaica é obtida por meio da conversão da luz em eletricidade a grande escala por redes de distribuição de efeito fotovoltaico. A implantação do sistema tem como objetivo promover sustentabilidade e permitir a redução da conta de energia elétrica do Parque e das Coordenadorias Regionais do IMA (CODAMs) nas cidades de Joaçaba e Lages, promovendo economia de despesas, o que beneficia todo o estado.

O Parque Estadual Rio Canoas é a primeira Unidade de Conservação a instalar tecnologia fotovoltaica. A intenção do IMA é ampliar o sistema para outros Parques para garantir a redução do consumo de energia e desenvolver fonte de energias renováveis. O sistema instalado é composto por 36 placas fotovoltaicas, dois inversores de 4,0 kW e demais equipamentos como: suportes, protetores, conectores e cabos, todos certificados pela por órgãos internacionais.