• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) disponibilizou nesta quinta-feira, 06 de maio, uma nova ferramenta digital que facilitará os procedimentos de licenciamento ambiental que necessitam de georreferenciamento. No site https://consultas.ima.sc.gov.br será possível converter arquivos KML para Shapefile.

A conversão de KML para Shapefile alia a familiaridade dos usuários com a ferramenta do Google, e a necessidade dos sistemas com aplicação de arquivos Shape exatos, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva.

O IMA requer em alguns processos de licenciamento o arquivo Shapefile. Tal arquivo, além de ser importante componente da base de dados para geoprocessamento, é utilizado para integração de sistemas nacionais como o Sinaflor.

“Este arquivo permite o cruzamento de informações instantâneas com os demais bancos de dados e de monitoramento via satélite, permitindo inclusive o acompanhamento diário da implementação de novos empreendimentos.”, afirma o gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação do IMA, Djoni Antonio da Silva, a ferramenta de tecnologia de informação foi desenvolvida pela equipe do IMA, sem custos diretos de desenvolvimento, e é uma aliada ao licenciamento.

Acesso à ferramenta: https://consultas.ima.sc.gov.br.

Shapefiles
É arquivo vetorial referente à poligonal, linha ou ponto, e deve ser elaborado de acordo com a respectiva instrução normativa, obedecendo aos seguintes padrões:
a) O sistema de projeção deve ser UTM Zona 22s;
b) DATUM SIRGAS2000;
c) O shapefile deve ser em 2D, contendo apenas coordenadas X e Y;
d) Somente os arquivos principais que compõem o shapefile (extensões: .dbf .prj .shp .shx) devem ser selecionados para a criação do arquivo compactado no formato ZIP.