javalis Fritz Plaumann Foto ECOPEF

Como coordenador do Programa Estadual de Controle de Espécies Exóticas Invasoras (PEEI), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) participará, na próxima segunda-feira (12), do evento "Invasão por javali – Desafios, soluções e perspectivas para manejo e controle de javali no estado de Santa Catarina”, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a finalidade de propor um plano de ação de controle deste animal em Santa Catarina.

O evento é online e segue até o dia 16 de julho. O público em geral poderá acompanhar o primeiro dia da programação neste link

Já a partir do segundo dia, o evento promoverá uma oficina de trabalho exclusiva para instituições e profissionais convidados. Os participantes trabalharão na construção de um plano de ação integrado para o controle de populações invasoras de javali e para a mitigação de impactos no estado de Santa Catarina, com a definição de coordenação, prazo de execução, ações prioritárias e responsabilidades.

As invasões biológicas são atualmente reconhecidas como uma das cinco maiores causas de perda de diversidade biológica e da contribuição da natureza para o bem-estar das pessoas. Vale lembrar que o javali é uma espécie invasora com ampla distribuição no território nacional e no estado de Santa Catarina, e pode causar impactos negativos de ordem econômica e social.