• Dengue

WhatsApp Image 2021 07 25 at 18.07.03

A Capacitação de Condutores de Visitantes e o Voluntariado em Unidades de Conservação do Estado são dois programas mantidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o objetivo de contribuir com o monitoramento dos impactos socioambientais nos sítios de visitação.

No último final de semana, na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, no sul do estado, onde uma trilha corta a reserva de Siderópolis até Bom Jardim da Serra, os técnicos do IMA realizaram uma vistoria técnica com condutores em um percurso aproximado de 10 km. Conhecida como Trilha dos Tropeiros, o local é utilizado para a realização de atividades de educação ambiental, com o objetivo de ordenar a visitação por meio do auxílio dos condutores de visitantes.

Desde a saída na sede do Instituto Felinos em Siderópolis até a Sede da Fazenda Papagaio, foram percorridos 14.340 metros durante a vistoria, totalizando 8h30m de tempo em caminhada. “A vistoria tem o caráter de identificar as potencialidades e os pontos aos quais estão sendo trabalhados na capacitação”, explicou o diretor de Biodiversidade e Florestas, Rogério Rodrigues.

Vale ressaltar que segundo a Instrução Normativa 02/2016, o Condutor de Visitantes é uma pessoa capacitada para condução de visitantes em unidades de conservação, desenvolvendo atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de contribuir para o monitoramento dos impactos socioambientais nos sítios de visitação. O Condutor de Visitantes não é um Guia de Turismo, para ter essa habilitação é necessário fazer um curso específico. A profissão tem o exercício regulado pela Lei no 8.623/1993.